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EMPREENDEDORISMO

Selo do Turismo reconhece 120 empresas do Paraná que investem qualidade e gestão

Empreendedores que investem em qualidade receberam reconhecimento em evento realizado em Curitiba

21/03/2017 - 09:55


A noite da última sexta-feira (17/3), foi de comemoração para 120 micro e pequenos empreendedores do segmento de turismo. Eles receberam o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, conquista que atesta melhoria em seus processos de gestão. A cerimônia de entrega ocorreu no Expo Unimed Curitiba, durante o 23° Salão Paranaense de Turismo.

O programa é desenvolvido em parceria entre o Sebrae/PR, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Convention & Visitors Bureaux, Paraná Turismo e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Durante um ano, os empresários receberam a equipe de consultores do Sebrae/PR e passaram por uma avaliação em seus processos internos e na prestação dos serviços. Após o diagnóstico, receberam treinamentos, participaram de palestras, implantaram melhorias, receberam avaliações de consultores e visitas técnicas até serem finalmente avaliados em requisitos legais, processos de gestão, sustentabilidade e atendimento, itens de infraestrutura e oferta de serviços. A avaliação final que credenciou as empresas ao Selo foi realizada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

A noite foi mais especial para seis empresas de Londrina, seis de Maringá, três de Curitiba e uma de Ponta Grossa. Elas foram os destaques desta edição do Programa, por conquistarem o melhor aproveitamento entre os certificados. Os primeiros colocados foram: Bourbon Londrina Business Hotel, de Londrina, na categoria meios de hospedagem; Boteco do Neco, de Maringá, entre os estabelecimentos de gastronomia turística; KTS Turismo, de Londrina, entre agências de turismo receptivo; FB Eventos, de Londrina, como melhor organizadora de eventos; Ingá Vans Transporte e Turismo, de Maringá, entre as empresas de transporte turístico; e Empório Guimarães, de Londrina, na categoria espaços para eventos.

O diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, enalteceu a disposição dos empresários que, mesmo diante de um momento difícil na economia, tiveram coragem para abrir as portas de suas empresas para fazer as mudanças necessárias para melhorar a gestão. “Vocês alcançaram um patamar diferenciado de qualidade. As empresas que se preparam estarão mais prontas para crescer e enfrentar o mercado”. Ele destacou ainda que, no Paraná, 97% das empresas da cadeira turística são de micro e pequenos empreendimentos, justamente o foco do trabalho da entidade e motivo de tanta satisfação pela entrega do Selo. “Queremos ampliar ainda mais nosso atendimento e ter mais empresas buscando capacitação e gerando emprego e renda para que o Paraná seja referência e possamos receber cada vez melhor nossos turistas”, finalizou.

A diretora da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio PR, Rosa Maria Corbari Maccalli, em nome do presidente da entidade, Darci Piana, falou da satisfação da entidade em participar do programa. ”O Selo eleva o nível de competitividade na medida em que as empresas alcançam reconhecimento por seu investimento em melhorias e isso chega aos clientes, que podem contar com serviços de mais qualidade a preços justos”, resumiu.

O presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenes, destacou a importância do trabalho conjunto entre todas as entidades envolvidas no programa que beneficia em muito o segmento turístico no Paraná. “Para o Paraná crescer e ter uma economia pujante é preciso qualidade. E para se alcançar isso é necessário contar com o empenho de empresas comprometidas, que buscam capacitação e que sabem receber os turistas. A conquista do Selo nos dá segurança para sair pelo Brasil, nos eventos que participamos, e dizer que estamos credenciados e que o Paraná oferece turismo da melhor qualidade”, concluiu.

Comemoração

Bicampeã do Selo de Qualidade, a empresária Deborah Kemmer, do Boteco do Neco, de Maringá, comemorou a supremacia na categoria gastronomia turística. “Sempre aprendemos muito com o programa. A ter e seguir processos, melhorar a gestão para ganhar em qualidade de serviços. Vale muito a pena o empresário tirar um pouco do seu tempo para organizar a casa. Isso é muito importante, principalmente nesse momento difícil da economia que estamos vivendo. Trabalhar de forma organizada é um diferencial competitivo de mercado. Esse é o segredo”, conclui.

Luiz Henrique Conte, do Bourbon Palace Hotel, de Londrina, que já participa desde o início do programa, conquistou o primeiro lugar em meios de hospedagem, pela primeira vez. “Esse ano nos empenhamos ainda mais e conquistamos não só o primeiro lugar na categoria, como o primeiro lugar geral, entre todos os participantes”, orgulha-se. “Além de já vir numa sequência de mudança de processos, em razão do ano passado, o apoio da direção da empresa para que todos os colaboradores abraçassem a causa foi fundamental. Este ano focamos mais nos ajustes e em dar sequência nas adaptações de acessibilidade e ações de sustentabilidade para destacar Londrina como excelência no atendimento da hotelaria”, reforça.

Selo de Qualidade no Turismo

O programa tem como objetivo contribuir com o aperfeiçoamento técnico e profissional das empresas do setor turístico, por meio de avaliação da gestão, processos e qualidade dos produtos e serviços oferecidos para torná-las mais competitivas e por reconhecê-las perante o mercado do turismo.

Este ano, além de meios de hospedagem (hotéis, resorts, flats e pousadas) e estabelecimentos de gastronomia turística (restaurantes, bares, lanchonetes), foram avaliados também agências de turismo receptivo, organizadoras de eventos, locadoras de veículos, empresas de transporte turístico e espaços para eventos dos locais onde o Sebrae PR já atua com projetos de Turismo, como Curitiba, Litoral, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Campos Gerais. A iniciativa também propiciou a participação de empresas de outras regiões do Paraná, através de Chamada Pública.

Das mais de 160 empresas inscritas no programa deste ano, 120 atingiram o mínimo de 80% de conformidade nos critérios avaliados e receberam o Selo. Esta distinção não é permanente. Tem validade de um ano e prevê a melhoria contínua dos participantes para que alcancem a qualificação, com avaliação anual.

 

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