Casa de not%c3%adcias 1144x150

TOLEDO

Encontro homenageia pioneiros na próxima terça-feira

Homenagem espera reunir cerca de 900 pessoas, entre pioneiros e seus familiares, que chegaram a Toledo de 1946 a 1954

21/03/2017 - 22:41


Será realizado na terça-feira (28) o 30º Encontro dos Pioneiros de Toledo, que visa prestar uma homenagem às primeiras famílias que chegaram ao município até o ano de 1954. São considerados pioneiros os desbravadores e seus familiares em idade de trabalho que chegaram até esta data ao município. As primeiras famílias se estabeleceram às margens do rio Toledo, onde é hoje o Parque dos Pioneiros, em 27 de março de 1946.

Em função da data instituído o Dia do Pioneiro e comemorado todos os anos, com uma programação especial que reúne familiares e seus descendentes. A programação será realizada no salão de festas Recanto Verde, com início às 9h30. Às 11h será realizado um ato solene, com a presença de autoridades, às 11h30min, um momento de ação de graças e às 12h será servido o almoço, que deverá contar com a participação de cerca de 900 pessoas. À tarde a programação continua com um matinê a partir das 13h30min.

O evento é uma forma de homenagear e relembrar as dificuldades enfrentadas pelos desbravadores nos primeiros tempos de Toledo. “Eles gostam muito e aguardam todos os anos ansiosos por esta data. Para eles é um momento de receber homenagens, o reconhecimento do poder público pelo seu esforço, mas principalmente de reencontro com as famílias”, destaca a coordenadora de Cultura, Magda Ritter. “Muitos se reencontram somente neste dia e relembram momentos memoráveis de sua trajetória no município, desde os primeiros tempos aos atuais”, conta.

Os convites foram encaminhados pelos Correios, mas as famílias deverão retirar no Museu Histórico Willy Barth, na rua Guarani, próximo a PUCPR, na Vila Becker,  o bônus para o almoço. O convite é dirigido ao pioneiro e um acompanhante. Conforme Magda, a Secretaria de Cultura e o Museu Histórico Willy Barth, com o apoio de demais secretarias, estão empenhados para que o evento ocorra da melhora forma possível, prestando uma homenagem justa aos pioneiros, que são merecedores do nosso respeito e admiração.

Sem nome %281144 x 250 px%29