1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Grupos de idosos se organizam e iniciam criação de Sistema Regional do Idoso

Com o objetivo de organizar e articular todos os grupos de idosos da cidade e do interior do município de Toledo foi realizado neste mês de março um encontro reunindo representantes de grupos de idosos da cidade e do interior do município de Toledo.

22/03/2017 - 09:32


O encontro aconteceu na sede do grupo de Idosos da Vila Industrial e reuniu mais de 70 idosos.A partir da discussão liderada pela vereadora Marli do Esporte foi decidido criar em Toledo o Sistema Regional do Idoso, com o objetivo de articular ações e criar um banco de dados contendo informações que resultem no atendimento e também na busca de soluções enfrentados pelos idosos no município.

A vereadora Marli abriu o encontro destacando a importância da união entre todos os grupos de idosos e salientou a necessidade de que os grupos integrem suas ações promovendo qualidade de vida e garantia de direitos aos idosos. “Com a criação do Sistema organizamos nossas ações, podemos promover a inclusão de idosos que ainda não fazem parte de grupos e também poderíamos realizar ações que revertam no bem estar desses grupos”, explicou a vereadora que frisou ainda que podem compor o sistema grupos de idosos, além de entidades organizadas como APA, Denzer e pastorais da pessoa idosa. Marli destacou que é importante fortalecer a política pública voltada para o idoso. “Um marco importante foi a implementação da Política Nacional do Idoso pela Lei 8.842 com objetivo de assegurar os direitos sociais do idoso, promovendo sua autonomia efetiva na sociedade, além disso a realização da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, esses marcos tiveram impacto na política pública implementada em nosso município e agora queremos por meio da implementação do Sistema Regional do Idoso articular e complementar as ações desenvolvidas pelo poder público”, destacou Marli.

Teodomiro Elger destacou que hoje o município de Toledo conforme estatística do IBGE possui uma população aproximada de 130 mil habitantes e que deste total 11,6% é composto por pessoas com mais de 65 anos de idade. “Desse total da população idosa de Toledo apenas 22% destes estão integrados nos grupos de idosos do município. Por isso temos que buscar aqueles que não participam, criar oportunidades e promover ações na área da saúde, do lazer e dos direitos sociais da pessoa idosa. E faremos isso por meio do Sistema Regional do Idoso”, destacou Teodomiro. Nesse sentido a vereadora Marli complementou a fala destacando que o Brasil caminha para se tornar uma nação de população majoritariamente idosa. “Segundo dados do IBGE, o grupo de idosos com 60 anos ou mais será maior que o grupo de crianças com até 14 anos já em 2030. A projeção para 2055 é de que a participação de idosos na população mundial  será maior que a de crianças e jovens com até 29 anos, representando 22% da população mundial. Diante dessa projeções que refletem também no Brasil e nos municípios temos que cada vez mais organizar e sistematizar a rede de atendimento a pessoa idosa e o sistema tem esse objetivo”, afirmou Marli.

Além da discussão sobre a organização do sistema foi eleita também a diretoria provisória que tem como objetivo estabelecer os próximas etapas para organização dos grupos de idosos em territórios dentro do município. Fazem parte da diretoria Italo Cavali (Jardim Porto Alegre, Elisabeth Pacheco Salamanca Bueno (Tancredo Neves), Tereza Maria Meurer (Vila Becker), Hélio Pedro Brum (Jardim Maracanã), Marli Rafael (Jardim Maracanã), Maria Terezinha (Vila Operária), Juliano José (Dois Irmãos), Toni Dinnibier (Vila Industrial), Aparecida de Fatima de Souza (Vila Operária) e Izoldi Finger (São Miguel).

 

 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29