1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo: Inovação foi a principal mensagem do 7° Desafio do Crescimento, promovido pelo Sebrae/PR

O evento contou com palestras e um talk-show acerca do tema “Novos Modelos de Negócios e Inovação”

22/03/2017 - 16:37


Ter uma mentalidade inovadora, pensar como o cliente, ter estratégias de planejamento, e mais importante: confiança. Essas são as principais características que um empreendedor deve possuir, sabendo que muitas vezes é preciso tomar alguns riscos. O palco do Teatro Municipal foi palco do 7° Desafio do Crescimento na noite desta terça-feira (21). O evento faz parte do projeto Sebrae Mais e teve como objetivo apresentar novidades em gestão para empreendedores de pequeno porte.

O evento contou com palestras e um talk-show acerca do tema “Novos Modelos de Negócios e Inovação”. Na ocasião, foram mostradas a forma de vida dos brasileiros e como o consumo de produtos e serviços muda com o tempo. O premiado profissional de empreendedorismo no Brasil, Marcelo Salim da Silva, ficou encarregado de abordar sobre o assunto.

De acordo com Marcelo, o modelo de negócio é a lógica de criar, entregar e capturar valor. Ou seja, construir uma solução. “Senão há problema, não há empreendimento. Ninguém vai pagar um serviço para resolver algo que não está errado”, pontuou ele, destacando ainda que toda inovação nasce de um dilema. “Todo modelo de inovação tem fim, por isso é sempre necessário a renovação do serviço”.

Marcelo encerrou sua participação dizendo que depois de pegar um modelo de negócio, o próximo passo é criar as hipóteses de solução dos problemas e testá-las. “Esforço é importante, mas é apenas 10%. O que conta mesmo é o resultado”.

Um exemplo disso é a startup Beenoculus, startup do segmento soluções para a realidade virtual. No evento, o cofundador e diretor de marketing, Rawlinson Terrabuio, tratou sobre as estratégias de marketing e inovação no setor.

Ele destacou que um dos propósitos da startup é transformar a educação e solucionar a evasão dos alunos da escola durante o ensino médio. Segundo Rawlinson, apenas 7% dos estudantes do ensino médio são proficientes em matemática. O Brasil é o 81° país mais competitivo do mundo, em um estudo feito entre 113 países; De 70 nações, o Brasil está em 69° lugar quando o assunto é educação.

“Foram fatores como estes que nos fizeram desenvolver uma plataforma de conteúdo que transforma um ambiente em realidade virtual. Veículos como a Folha de São Paulo e a TV Estadão são alguns exemplos que nos procuraram para criar um canal com os conteúdos”.

Rawling também comentou sobre a importância de ter uma visão sistemática. A Beenoculus foi co-produtora do documentário brasileiro Rio de Lama, sobre o Desastre de Mariana causada pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco. “Primeiro eles pediram nossos equipamentos emprestados para desenvolver o documentário, mas nós ofertamos nossa equipe para produzi-lo. Essa foi uma estratégia para que nós pudéssemos aprender novas coisas no ramo”, salientou.

A consultora do Sebrae/PR, Marcia Giubertoni, explicou que ter a mente aberta às inovações é uma necessidade cada vez maior dos gestores e uma exigência do mercado. “As empresas precisam se adaptar com mais facilidade a esta realidade para que possam crescer”, relatou.

Conforme a consultora, o evento mostrou aos empresários o cenário desafiador que se desenha no mercado, em que modelos de negócios tradicionais e novos se integram e podem trazer lucro para as empresas. “É necessário refletir sobre a necessidade de inovar, como conciliar diferentes formas de gestão e como lidar com os impactos que estas mudanças podem causar nas empresas, gestores, fornecedores e clientes”, explanou Marcia.

Para o estudante de jornalismo, Diego Dechi, a apresentação foi tudo de bom. “É impossível ir a um evento como este e não se sentir animado, incentivado a correr atrás dos próprios projetos. As palestras expuseram muito bem o atual cenário comercial a nível nacional e passaram não apenas a receita, mas também o modo de preparo deste bolo de sucesso chamado startup”.

O estudante de publicidade e propaganda, Alison Gorris, confessou não ter tanto contato com o setor do empreendedorismo, mas que a palestra reafirmou a importância da inovação na vida pessoal e profissional das pessoas. “Eu acompanho alguns podcasts sobre comunicação, inovação e tecnologia, mas sempre tenho aquele preconceito de que isso é coisa de grandes centros. A proposta do Sebrae em trazer conteúdos como estes para os empresários de Toledo é bem interessante”, comentou.

 

Matéria por: Daniel Felício 

Sem nome %281144 x 250 px%29