Casa de not%c3%adcias 1144x150

AMBIENTE

Recuperação da nascente da Sanga Panambi integra agenda do Dia da Água

Várias atividades estão sendo realizadas durante a semana, tanto na sede como no interior do município

22/03/2017 - 16:57


Nesta terça-feira (22) é comemorado o Dia Internacional da Água. Em Toledo estão sendo realizadas diversas programações alusivas a data. A programação começou na segunda-feira, 20, e vai até sexta, 24. Serão realizadas atividades no centro e também em Sol Nascente, Cerro da Lola, São Salvador e Km 41, no interior do município.

Nesta terça, os integrantes da Secretaria do Meio Ambiente e do Projeto Florir Toledo participaram de atividades visando a recuperação da nascente da Sanga Panambi, na Vila Industrial. Foi feita a limpeza do local, recolhimento de materiais no entorno entre outros cuidados.

As ações contam com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, Itaipu Binacional, Assistência Social do Florir Toledo, Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Paraná (Emater), Infraestrutura Rural, Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP). 

A gestora da Educação Ambiental e coordenadora do Comitê Cultivando Água Boa da Secretaria do Meio Ambiente, Tânia Iakovacz, comentou que a atividade tem o intuito de chamar a atenção da população para a preservação da água. “O nosso foco é a recuperação de nascentes no interior do município, mas realizamos essa atividade na sede em alusão ao Dia Internacional da Água, para demonstrar que a população também deve fazer a sua parte no perímetro urbano”. Tânia explicou que outro grupo atuou em Cerro da Lola em conjunto com uma empresa de Marechal Cândido do Rondon.

O trabalho com os estudantes do Florir Toledo na Sanga Panambi é uma forma de sensibilizar os estudantes para a questão ambiental.  O grupo foi dividido em três equipes para a limpeza do local. Uma ficou responsável pelo recolhimento de galhos secos para compostagem, a outra de recolher os resíduos, e a terceira pela limpeza geral ao entorno de toda a mata.

O estudante Udson Natan Lima Trindade, 16 anos, disse que está há três anos participando do Florir Toledo. “Com essas ações eu aprendo cada vez mais, como proteger as nascentes e dar a devida importância à nossa água, porque se a população fizer a sua parte e cuidar das nascentes, vamos ter no futuro uma água de qualidade”.

Udson comentou que quando o chamam para fazer essas ações ele é o primeiro a dizer sim. “Quando se fala lá no Florir em recuperação de nascente todo mundo diz sim e se demonstra interessado em participar, inclusive eu. Sem contar que é algo muito recompensador nos chegarmos nessas nascentes, realizarmos a recuperação e deixar o local com um novo aspecto de preservação”, informou o aluno. A recuperação das nascentes é uma das atividades do Projeto Florir Toledo.

O coordenador de paisagismo da Secretaria do Meio Ambiente, Luiz Cláudio Bellotto, informou que foi feito um levantamento e o município de Toledo tem 300 nascentes que precisam ser recuperadas. “O nosso objetivo, com essas ações, é deixar 99% dessas nascentes em boas condições de uso para a população. Por isso faço o convite para que a população entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente avisando sobre o interesse dessas ações nas propriedades rurais”.

“Além da formação da consciência ambiental. Esses alunos também podem ser disseminadores desse trabalho, porque no final do ano, eles recebem um certificado de participação, ou seja, demonstram que eles estão capacitados para divulgar essa ação”, finalizou Belotto.

Sem nome %281144 x 250 px%29