1144x150 %284%29

TOLEDO

Greve: Coletores de lixo de Toledo definem reivindicações da categoria que serão feitas ao Ministério Público do Trabalho

Enquanto isso, apenas cinco funcionários e um caminhão fazem a coleta de lixo dos serviços essenciais, como hospitais e UPA, conforme é previsto em lei

23/03/2017 - 16:40


Uma breve caminhada pela cidade é o suficiente para observar que algo não está certo. Os lixos que já deveriam ter sido destinados aos locais corretos, continuam pendurados. A situação é tensa. Desde a noite de segunda-feira (20) os funcionários da Transportec, empresa responsável pela coleta de lixo em Toledo, estão em greve. Eles reivindicam a manutenção de benefícios e melhoria salarial.

Dentre as reivindicações estão o aumento salarial e do vale mercado no valor de R$ 35,00, além de horas extras pagas conforme contratação e um convênio de saúde para seus filhos. As condições de trabalho também é algo pela qual eles estão lutando, junto com o direito ao prêmio de assiduidade que foi retirado.

Segundo os dados do Estado, em Curitiba, somados os benefícios e salário, os coletores de lixo recebem mais de $2.800,00 por mês. Já em Toledo, o salário em carteiro dos coletores é de R$ 1.217,00, porém com os descontos, o que sobra é menos de mil reais. Enquanto isso, apenas cinco funcionários e um caminhão fazem a coleta de lixo dos serviços essenciais, como hospitais e UPA, conforme é previsto em lei.

No município, cada coletor recolhe, em média, o lixo de mais de 3.700 pessoas. Ou seja, em uma cidade com pouco mais de 130 mil habitantes, existem apenas 36 coletores de lixo, que alegam não receber nenhum equipamento de proteção individual.

Um dos grevistas, Geovani de Souza Nunes, falou que na empresa não existe banco de horas e que estão sendo descontados os dias sem trabalho. “Estamos trabalhando sem hora extra e em condições de descaso. Nós queremos trabalhar, mas também queremos melhores condições para isso”.

O diretor da Transportec, Márcio Ponce Leon Leite, relatou que já fez um ofício que acata a volta da entrega de cesta básica aos funcionários. “Isso não foi feito antes porque não estava homologado no Siemaco, o sindicato dos empregados em empresas de Asseio e Conservação. Mas vamos acatar estas reinvindicações e solucionar este problema”, contou.

Sobre as horas extras, Márcio confirma que a empresa nunca fez banco de horas. “O nosso sistema de assiduidade é biométrico e não dá para mudar. A hora extra é paga acima das 220 horas trabalhadas, se eles não fazem mais que isso, então não podem reclamar de não receber o benefício”, alegou.

Márcio ainda disse que a empresa não fará nenhuma retaliação com os funcionários por causa da greve. “Não há nenhum intenção de demitir alguém. Eles vão receber normalmente como se estivessem trabalhado nestes dias”, comentou. Ele ainda disse que a empresa não está contratando novos funcionários, como dizem os boatos. “O que temos são seis funcionários reservas, pois não podemos ter ninguém sem trabalhar. Mas se precisar, vamos contratar mais seis para podermos colocar quatro caminhões recolhendo os lixos da cidade”, explicou.

De acordo com o vice-prefeito e secretário do Meio Ambiente (SMA), Tita Furlan, a situação é uma questão interna da Transportec. “É uma empresa que venceu a licitação e temos que cobrar os serviços que ela se dispôs a realizar no objeto de contrato. A questão com seus profissionais é uma questão interna da empresa. Mas se ela não atende as necessidades dos seus funcionários, é um motivo a mais para que não tenhamos mais uma parceria”, explanou Tita.

Nesta quinta-feira (23) os coletores de lixo de Toledo se reuniram em Cascavel na sede do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação (Siemaco) para definir as reivindicações da categoria que serão feitas ao Ministério Público do Trabalho.

Nota da Prefeitura de Toledo

Na terça-feira (21) a Prefeitura de Toledo emitiu uma nota prestando esclarecimentos em relação ao envolvimento com a greve dos coletores. Leia a nota na íntegra.

"A prefeitura de Toledo esclarece à população que a coleta de lixo no município é um serviço terceirizado, feito pela Transportec, vencedora do processo licitatório para a prestação deste serviço. Diante das reclamações de falta de recolhimento e embora não tenha sido comunicada oficialmente da greve dos funcionários da empresa, a prefeitura de Toledo entrou em contato nesta terça-feira (21) com a direção da empresa em Curitiba e representantes locais, pedindo esclarecimentos e buscando um entendimento para que o problema seja solucionado o mais brevemente possível evitando prejuízos à população com o acumulo de lixo nas ruas.

A empresa informou que está mantendo um caminhão coletor, 24 horas, efetuando o recolhimento em restaurantes, unidades básicas de saúde, hospitais, Unidade de Pronto Atendimento da Vila Becker, supermercados, escolas e centros municipais de educação infantil. Preocupado com o atendimento da população e riscos à saúde pública, a prefeitura de Toledo está em permanente contato com a empresa e cobrando uma solução imediata para o restabelecimento dos serviços em Toledo.

A prefeitura do município de Toledo esclarece que todas as obrigações do contrato com a Transportec estão rigorosamente em dia . Ela lembra que a coleta de lixo é um serviço essencial e que vai cobrar que o serviço seja restabelecido com a maior brevidade possível.

A prefeitura de Toledo pede a colaboração da população neste momento para que evite colocar o lixo na rua, enquanto a empresa não regularize a sua situação interna com os funcionários, restabelecendo a normalidade do serviço à população de Toledo".

Sem nome %281144 x 250 px%29