Casa de not%c3%adcias 1144x150

TOLEDO

Após paralisação, coletores de lixo em Toledo se prontificam recolher, em dois dias, todos os resíduos acumulados

Transportec, empresa responsável pela coleta, assinou um acordo com o sindicato dos Empregados e garantiu parte das reivindicações

24/03/2017 - 16:11


A greve acabou. Nesta sexta-feira (24) os coletores de lixo, que estavam em paralisação desde a segunda-feira (20), retomaram as atividades. A intenção agora é recolher em dois dias todo o lixo acumulado na cidade. Para isso, os coletores decidiram fazem um mutirão para colocar a limpeza da cidade em ordem.  

Eles estavam reivindicando manutenção de benefícios, melhoria salarial e melhores condições no ambiente de trabalho por parte da Transportec, empresa responsável pela coleta de lixo em Toledo. Na quinta-feira (23), os coletores de lixo de Toledo se reuniram em Cascavel na sede do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação (Siemaco) para definir as reivindicações da categoria que serão feitas ao Ministério Público do Trabalho.

Refeitório, banheiros reformados, novos refis, manutenção das garagens e dos caminhões são algumas das conquistas. A empresa não vai mais dar cesta básica, mas sim o valor em dinheiro no ticket alimentação dos funcionários e no fim do ano será discutido o ajuste salarial dos coletores.

Em Toledo, cada coletor recolhe, em média, o lixo de mais de 3.700 pessoas. Ou seja, em uma cidade com pouco mais de 130 mil habitantes, existem apenas 36 coletores de lixo. Por mês, são recolhidos mais de 3000 toneladas.

Segundo a presidente da Siemaco, Angela Maria de Oliveira, ambas as partes tiveram que ceder para chegar a um acordo. “Conversamos com o procurador e conseguimos chegar a um ponto. Os coletores foram assegurados das reformas, como a melhora do pátio e também mais uniformes”, contou.

O diretor da Transportec, Márcio Leon, reafirmou que a empresa não vai fazer nenhuma retaliação com os funcionários por causa da greve. “Não há nenhum intenção de demitir alguém. Eles vão receber normalmente como se fossem dias trabalhados”, comentou.

Sem nome %281144 x 250 px%29