1144x150 %284%29

GERAL

Cipa orienta para doações e prevenção de doenças

A Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) da Unipar, unidade de Toledo, realizou na semana passada diversas ações que visam melhorar a qualidade de vida e a saúde dos seus colaboradores. 

27/03/2017 - 08:49


Foram realizadas palestras sobre doação de sangue e cadastro de medula óssea e também o início de um projeto que deverá ser mantido entre os funcionários de realização de ginástica laboral. Os colaboradores serão estimulados a participar de atividades regulares, visando a prevenção de lesões por esforços repetitivos.

As palestras foram ministradas pelo biomédico e coordenador da Unidade de Transfusão de Sangue de Toledo (o Banco de Sangue), Ayres Balla Bernardina Neto e pela assistente social Ivanice Primieri.”Existem muitos mitos em relação a doação de sangue e de medula óssea que pudemos esclarecer. O trabalho foi muito bom e acreditamos que os resultados bem positivos”,afirmou Ayres.

“Não existe nada que substitua o sangue e por isso a doação é tão importante e necessária. Ela pode salvar vidas”, frisa Ayres. Segundo ele, no Brasil, ao contrário de outros países, onde ocorre grandes catástrofes e ações de terrorismo, não existe uma cultura de doação de sangue, por isso a realização de campanhas e palestras de esclarecimentos são fundamentais. O Banco de Sangue trabalha para garantir um estoque permanente e com isso ter capacidade para atender os 33 hospitais dos 18 municípios que fazem parte da 20ª Regional de Saúde.Ele explica que o sangue é fracionado e armazenado, sendo entregue aos hospitais, conforme  a necessidade de cada caso,

Apesar de ter prazo de validade, o trabalho feito, incluindo também contatos com outros bancos de sangue da região, visa garantir o aproveitamento do material, dentro do prazo. “Nunca tivemos perdas em função do prazo de validade”, explica. Para doar sangue é necessário ter entre 16 a 69 anos, estar em boas condições de saúde, bem alimentado e não ter tido contato com vírus de doenças como Hepatite Sífilis, HIV, Doença de Chagas, além de um coração enorme, com vontade de salvar vidas.

Para medula óssea é feito um cadastro de doadores. Os dados são disponibilizados em um cadastro internacional e somente em caso de compatibilidade comprovada é feita a doação. Ela é realizada em hospitais credenciados com todo o acompanhamento necessário visando garantir a segurança do doador e do paciente. O transplante de medula é utilizado em casos de doenças relacionadas ao sangue e em alguns casos de câncer.

Sem nome %281144 x 250 px%29