1144x150 %284%29

TECNOLOGIA

Na Internet um clique separa a navegação pelas maravilhas da Rede e o submundo

Para que a experiência com o mundo digital seja segura para crianças e adolescentes a própria Internet oferece ferramentas de controle

27/03/2017 - 13:51


Quem já navegou pelas maravilhas do mundo digital sabe que num clique você pode conhecer países, continentes, museus, bibliotecas ou compartilhar sua rotina, gostos e desgostos com o mundo. Mas nem só de maravilhas é feito a Internet. O submundo digital está mais próximo do que você possa imaginar.

Um clique define por onde você irá navegar, nas maravilhas ou nos perigos digitais. Esta escolha requer maturidade, o que leva tempo e este tempo é o que os pequenos navegadores ainda não tiveram.

Embora muitos aplicativos exijam idade mínima para acesso, a regra constantemente é burlada por crianças e adolescentes e, muitas vezes, com a anuência dos seus responsáveis.

Especialistas de todas as áreas avaliam aspectos positivos e negativos do acesso dos pequenos a rede mundial de computadores. Mas cabe aos pais monitorar em que mundos eles navegam.

O diretor da Toledonet Telecom, Marcos Claudemir Thielke considera que esta nova geração já nasceu digital, o acesso é irreversível. “Temos que entender que esta é uma realidade que faz parte deste mundo, não podemos ignorar isso. Até porque os nossos filhos não irão ignorar. Cabe a nós responsáveis orientar, colocar limites e usar as ferramentas disponíveis para ajudar nesta tarefa”.

Thielke adverte que não basta os pais se tornarem amigo dos filhos na rede social. “Este é um controle mínimo, pois não garante que seu filho vá acessar conteúdo que possa ser nocivo a sua formação. Além de muito diálogo é preciso precaver para que o uso da Rede seja de forma positiva”.

Há diversas ferramentas de bloqueio e monitoração, algumas gratuitas e outras pagas que os pais ou responsáveis podem configurar e assim garantir que a navegação de crianças e adolescentes seja segura e colaborativa para sua formação.

Thielke dá algumas dicas destas ferramentas:

O Controle Parental do Windows possibilita limitar o tempo de uso do computador. A Microsoft também oferece a ferramenta Windows Live proteção para a família.

A MetaCert tem recursos gratuitos e pagos para proteger crianças de adolescentes da pornografia on-line.

O K9 Web Protection é um programa gratuito de monitoramento da internet que possibilita o registro das atividades na Rede e bloquear sites, aplicar restrições de tempo e configurar os buscadores (como o google) de forma segura para as crianças, forçando a opção "Safe Search".

O PC Blindado é um programa pago, mas com versão de teste de monitoramento da internet, possibilitando o controle das atividades e o bloqueio de sites e categorias de sites (como adultos).

A Norton Family oferece ferramentas de proteção do computador, smartphones e tablets, e também de controle de websites, monitoramento de redes socais, controle de tempo, entre outros.

Para o diretor da Toledonet Telecom estas são algumas das ferramentas disponíveis, mas o fundamental é o acompanhamento de pais e responsáveis. “Não só o mundo digital oferece riscos, o mundo real também, por isso a presença da família é fundamental. E também não podemos ser ingênuos que o fato dos nossos filhos estarem a poucos metros de nós, em nossa casa, no quarto deles que estão seguros. É preciso entender que não há mundo hoje sem a Internet, tudo que podemos pensar de alguma forma utiliza recursos de Internet, então cabe uma escolha de onde vamos navegar. As ferramentas estão aí e podem nos ajudar nesta tarefa”, advertiu Marcos Thielke.

Conheça estas ferramentas:

Controle Parental do Windows

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/products/features/parental-controls

MetaCert

https://metacert.com/

Norton Family

https://onlinefamily.norton.com/familysafety/loginStart.fs

PC Blindado

https://www.trustsign.com.br/blog/4-ferramentas-para-controlar-o-que-seu-filho-ve-na-internet/index.html

Sem nome %281144 x 250 px%29