1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Curso pré-vestibular da Prefeitura inicia atividades em Toledo

Ao todo serão 232 horas de curso, divididas em 39 sábados, com aulas de manhã e tarde

27/03/2017 - 16:03


Com o objetivo de preparar os estudantes para ingressar em um curso superior, o Centro da Juventude Márcio Antônio Bombardelli, no Jardim Europa/América, volta a oferecer,, gratuitamente, o curso pré-vestibular. Ao todo, 190 alunos estão matriculados. Serão 232 horas de curso, divididas em 39 sábados, com aulas pela manhã e tarde. As aulas começaram neste sábado (25). 

Igor Alves, 16 anos, no terceiro ano do ensino médio no colégio Premen, quer fazer Psicologia, mas não teria como pagar um curso pré-vestibular para melhorar a sua preparação.  Ele pretende aproveitar esta oportunidade para melhorar a sua preparação e desta forma garantir uma vaga na Universidade Estadual de Maringá (UEM) ou a aprovação na PUCPR, onde tentaria uma bolsa de estudos para fazer o curso. Júlia Gomes, 16 anos, também do Premen, está vendo o seu sonho de cursar Medicina mais próximo. Com a abertura do curso em Toledo pela Universidade Federal do Paraná e o curso pré-vestibular gratuito ela acredita que esta realidade poderá ficar mais próxima. “É muito bom isso do município investir também na preparação dos estudantes para ingressar na universidade, investir na formação dos jovens”, diz ela.

A seleção dos jovens é feita através de uma parceria com o Núcleo de Educação e considera grau de carência, assiduidade e desempenho escolar. Das 190 vagas, 160 são selecionadas através do Núcleo Regional de Educação, parceiro no processo, diretamente nas escolas, e 90 via protocolo na prefeitura de Toledo, destinado a estudantes que já concluíram o terceiro ano. O aluno que faltar uma vez sem justificativa será substituído pelo que aguarda na fila de espera. “Temos muitas pessoas interessadas, que aguardam uma vaga na fila de espera. O aluno que não tiver interesse será automaticamente substituído”, informou o diretor de Apoio à Juventude, Jairo Cerbarro. Segundo ele, o programa tem trazido resultados muito positivos com 58 por cento de aprovação no vestibular no ano passado. As aulas serão ministradas aos sábados, das 8h20min às 11h50min e das 13h10 às 16h50min. Os participantes também receberão um lanche no horário de almoço.

Toledo conta com universidades públicas e privadas, o que aumenta as chances de formação superior dos nossos jovens e da possibilidade de ter um futuro melhor. “A formação superior hoje é uma pré-condição para galgar um bom emprego, abrir o próprio negócio. O município está investindo e possibilitando aos jovens, que não teriam condições de bancar um curso como este, para que tenham mais possibilidades no futuro de ocupar uma posição melhor no mercado de trabalho”. O projeto prevê a aplicação de R$ 74 mil em recursos próprios para a contratação da empresa e estrutura para o atendimento dos participantes do curso.

“O aprendizado de vocês vai depender do interesse de cada um, por isso dediquem-se bastante. O tempo passa muito rápido e esta é a fase de vocês estudarem, se preparar para fazer um bom vestibular. Foquem no aprendizado, o resto é uma consequência”, aconselhou o vice-prefeito de Toledo, João Batista Tita Furlan, que esteve na retomada das aulas.

Sem nome %281144 x 250 px%29