Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Comissão discute revisão de critérios para atendimento em cmeis

Hoje o acesso é universal e a lista de espera soma 1.054 crianças

27/03/2017 - 16:08


A prefeitura de Toledo pretende definir critérios para o ingresso nos centros municipais de educação infantil para possibilitar o atendimento de um número maior de pessoas que necessitam deste serviço. O primeiro estudo, feito por uma comissão formada por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal e Fórum Municipal de Educação, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos Escolares e dos CMeis, representando os pais, foi apresentado ao prefeito Lucio de Marchi e demais integrantes da equipe.

O estudo foi feito pela comissão e considerou o número de crianças na lista de espera, a estrutura do município para atendimento nos cmeis, o orçamento geral do município, incluindo também o limite de gastos com pessoal, e o perfil dos candidatos que aguardam uma vaga. Atualmente são 28 centros de educação infantil no município, sendo um aguardando a contratação de novos funcionários para iniciar o seu funcionamento. Com o limite prudencial próximo a 54 por cento, o município não pode efetuar novas contratações. Hoje são atendidas 2.062 crianças de zero a três anos de idade nos cmeis de Toledo. Na fila de espera aguardam hoje por uma vaga 1.054 crianças.

A comissão reforçou o caráter educacional dos centros de educação infantil e a importância deste trabalho no desenvolvimento das crianças na primeira infância. Depois de concluídos os estudos, a comissão deverá submeter o projeto à avaliação da Promotoria da Infância e Adolescência para a implementação das novas regras e definição de um plano de atendimento, visando reduzir a fila de espera por atendimento nos cmeis na rede municipal de ensino.

Sem nome %281144 x 250 px%29