1144x150 %284%29

TOLEDO

UTFPR programa expansão da unidade de Toledo

Projeto de expansão prevê nova área. Município estuda cedência, porém quer manter área institucional

27/03/2017 - 16:13


A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) deverá oferecer a partir de 2019 pelo menos três dos quatro novos cursos na área de engenharia que está pleiteando, segundo informou o reitor da universidade, Luiz Alberto Pilatti, que esteve recentemente em Toledo. O pedido de quatro novos cursos já foi protocolado e tem a anuência do Ministério da Educação. Para 2017, o governo federal, em função da conjuntura econômica atual, deliberou pela não abertura de novas vagas, mas os processos, segundo o reitor, serão retomadas, visando a liberação para 2018 e o início das aulas em 2019. Os novos cursos serão na área de engenharia e as especificidades deverão ser definidas em conjunto com a sociedade, atendendo a demanda e vocação regional.

Conforme o reitor, muitas universidades públicas estão passando por dificuldades financeiras, mas a instituição em Toledo está com suas contas em dia e mantendo um cronograma de investimentos que prevê a aplicação de R$ 10 milhões na construção de novas obras, dentro do projeto previsto para a universidade em Toledo. “Nossa instituição em Toledo está com todos os seus pagamentos em dia, permitindo que possamos construir. Estou vindo de Londrina, onde participamos de inaugurações, tem uma série de obras em andamento. Em Toledo vamos iniciar em breve uma grande obra, próxima de R$ 10 milhões, para dar aos nossos alunos a estrutura necessária e a manutenção do projeto de expansão, que pretende chegar a 3 mil alunos em Toledo”. Hoje o campus conta com cerca de 1,2 mil acadêmicos.

Para fazer frente aos novos investimentos, o reitor esteve com o vice-prefeito de Toledo, Tita Furlan, visando a definição de uma nova área para a universidade e a manutenção do processo de expansão. “Não queremos limitar as possibilidades de crescimento da universidade por falta de espaço físico. Hoje, onde a universidade se instala, as regiões são muito valorizadas e sistematicamente ocupadas. É fundamental a garantia de espaços nas adjacências para a expansão das suas atividades futuras. Isso é uma garantia para o município de que a universidade será ainda mais no futuro, com a instalação de novos cursos. É uma conquista necessária e importante para todos os atores do processo”, observou o reitor.

O vice-prefeito ressaltou ao reitor que é indiscutível a importância da universidade tecnológica federal para Toledo e que o município dará todo o apoio possível e necessário, mas enfatizou que a administração precisa se resguardar com relação a áreas institucionais para a realização de investimentos públicos.  Se o município atender a solicitação da universidade quanto a cedência de um novo terreno ficará sem outras áreas institucionais para outros investimentos públicos, como praças, centro de educação infantil, posto de saúde ou outros, em uma região que está crescendo bastante, até em função de investimentos feitos, como as universidades, UPA e Hospital Regional.

Em função disso, informou o vice-prefeito, deverá ser feito um estudo mais detalhado das áreas existentes, possibilidades de novas aquisições, e posteriormente novas reuniões com a  UTFPR para a definição da área a ser repassada. 

Sem nome %281144 x 250 px%29