1144x150 %284%29

SAÚDE

Saúde leva 130 pacientes para cirurgias oftalmológicas em Foz do Iguaçu

Serão 100 cirurgias de catarata e 30 de pterígio. Os procedimentos fazem parte de um mutirão organizado pelo governo do estado.

29/03/2017 - 18:52


A Secretaria de Saúde de Toledo iniciou na segunda-feira (27), o encaminhamento de pacientes que aguardavam na fila de espera por cirurgias oftalmológicas para tratamento em Foz do Iguaçu. Até o dia 02 de abril serão realizadas, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, 100 cirurgias de catarata e 30 de pterígio. O atendimento visa reduzir a fila de espera por estes procedimentos em todo o estado. Em Toledo, nesta etapa, serão 130 procedimentos e a expectativa é de que um novo volume seja liberado no mês de abril.

Em Toledo, conforme a diretora de Atenção Especializada, Larissa Ribeiro, cerca de 280 pacientes aguardam na fila de espera pela cirurgia de catarata. Segundo ela, como geralmente a doença acomete os dois olhos, o número pode dobrar. A cirurgia é feita em um olho de cada vez.

Devido a parceria, o município arca comente com o transporte dos pacientes, enquanto o Estado paga o procedimento. Em Toledo, o profissional mais próximo e com disponibilidade de agenda, que aceitou fazer o procedimento, conforme as exigências do SUS, foi em Foz do Iguaçu. A Secretaria já tinha conseguido encaminhar recentemente outros 30 pacientes para atendimento em Campo Largo. A meta da saúde é zerar a fila de espera destes procedimentos.

Sem nome %281144 x 250 px%29