1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

SAÚDE

Toledo inicia processo para implantação de Residência Médica em Saúde da Família

Os residentes deverão cumprir uma jornada semanal de até 60 horas, que deverá incluir 8 horas diárias de trabalho e estudos, de segunda a sexta-feira, além de plantões de 12 horas nos finais de semana.

29/03/2017 - 18:59


Toledo poderá ter a partir do próximo ano uma Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade. O primeiro passo foi concretizado nesta terça-feira (28) com a sanção da lei número 18/2017, que institui o Programa Municipal de Residência Médica de Toledo na área do Sistema Único da Saúde e cria a Comissão de Residência Médica Municipal (Coreme).

Caberá a Comissão encaminhar todo o processo visando o reconhecimento da residência junto aos ministérios da Educação, Saúde e demais órgãos exigidos, definição do planejamento de todas as ações durante os dois anos de curso, incluindo atividades práticas e teóricas, seleção dos candidatos, acompanhamento e avaliação das atividades, entre outras questões relacionadas a residência.

Os residentes deverão cumprir uma jornada semanal de até 60 horas, que deverá incluir 8 horas diárias de trabalho e estudos, de segunda a sexta-feira, além de plantões de 12 horas nos finais de semana. Cerca de 20 por cento das atividades deverão ser teóricas e o restante práticas, passando em todas as unidades básicas de saúde, programa Estratégia Saúde da Família, Pronto Atendimento, central de especialidades, vigilância em saúde, saúde mental e gestão em saúde na Secretaria Municipal de Saúde.

O residente não terá vínculo empregatício com o município, mas poderá receber uma bolsa mensal do Ministério da Educação, hoje no valor de R$ 3,3 mil, e o município também poderá, a seu critério, definir uma bolsa auxílio ao residente para auxiliar nas suas despesas de manutenção, alimentação, moradia e transporte.

“Sancionada a lei, agora vamos trabalhar na formação da comissão e depois no encaminhamento do pedido à Comissão Nacional de Residência Médica para a implantação da residência em Toledo”, informou o médico Fernando Pedrotti, da Secretaria Municipal de Saúde, que está acompanhando o processo. A ideia é encaminhar o pedido ainda no primeiro semestre deste ano.

A comissão nacional terá o segundo semestre para avaliação e manifestação. Se aprovada, a residência poderá iniciar as suas atividades até o dia 5 de março de 2018, prazo máximo para início das atividades a cada ano. Segundo Pedrotti, o início das atividades do curso de Medicina em Toledo pela Universidade Federal do Paraná está entre os fatores que favorecem a implantação da residência médica, mas poderão participar profissionais de outras universidades de diferentes partes do país.

Para o médico, a implantação da residência deverá trazer inúmeros benefícios, entre elas a possibilidade de outros profissionais atuarem na área de saúde do município, trazendo novas visões de trabalho pela sua formação e experiências, atração de profissionais para o município e também para atuarem na área de saúde pública, incentivo à melhoria da qualificação profissional e à qualidade dos serviços prestados ao ensinar outros profissionais em formação, intercâmbio de informações com outros profissionais, entre outros.

Sem nome %281144 x 250 px%29