Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Reitor da Unespar assina convênios com instituições do Uruguai

Além das universidades, também foi assinado convênio com a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO Uruguai), organismo internacional que integra uma rede de 18 países

31/03/2017 - 12:10


Mobilidade acadêmica e docente, publicações e pesquisas conjuntas são as ações contempladas nos convênios de cooperação técnica e científica assinados pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) com a Universidade de La República (Udelar) e com a Universidade Católica do Uruguai. Os compromissos foram firmados durante viagem realizada, no início de março, pela delegação comandada pelo reitor da Unespar professor Antonio Carlos Aleixo e pela diretora de Relações Internacionais professora Gisele Onuki.

Além das universidades, também foi assinado convênio com a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO Uruguai), organismo internacional que integra uma rede de 18 países (17 na América Latina e Espanha). Criada por iniciativa da Unesco, em 1957, tem como missão desenvolver atividades de docência de pós-graduação, pesquisa, mobilização social e outras modalidades de cooperação no campo do desenvolvimento econômico e social e da integração da América Latina e do Caribe.

Parceiras

Na Udelar a delegação foi recebida pelo reitor, professor Roberto Markarian; pelo vice-reitor, professor Hugo Calabria; pelo pró-reitor de Extensão, professor Hugo Rodriguez e pela representante da área de relações internacionais Adriana Morillas. As áreas de maior interesse para a Unespar são as de educação, formação docente e artes. A universidade, fundada em 1849, é a principal instituição de ensino superior do Uruguai que oferece 91 cursos de graduação e 82 de pós-graduação nas modalidades lato e stricto sensu.

Economia, Ciências Contábeis, Administração, Educação, Artes Visuais e Audiovisual são os cursos de maior ênfase nas relações entre a Unespar e Universidade Católica do Uruguai. O reitor padre professor Julio Fernández Techera e o vice-reitor professor Ariel Cuadro destacaram as possibilidades de ações conjuntas no ensino, pesquisa e extensão com a universidade privada mais antiga do Uruguai e que, desde sua fundação em 1982, tem o compromisso com a excelência acadêmica e o trabalho com projetos sociais em áreas desassistidas. A universidade tem sede em três cidades do país e conta com sete faculdades nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Humanas e Saúde.

Avaliação

Para o reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, a viagem foi uma oportunidade de iniciar a criação de uma rede internacional que permita aprofundar relações institucionais na América Latina e Caribe, oferecer mobilidade docente e discente e desenvolver pesquisas acadêmicas e publicações conjuntas.

A partir dos convênios poderão ser firmados termos de cooperação específicos com faculdades e institutos ligados às universidades, permitindo a mobilidade e a ampliação da produção científica.

Pela Unespar também participaram dos compromissos o diretor de Assuntos Estudantis, Federico Alvez e a Assessora de Comunicação Social, professora Solange Straube Stecz. A agenda incluiu reuniões com diretores de faculdades, institutos e centros de pesquisa, apresentando a Unespar, os cursos de graduação e pós-graduação.

Sem nome %281144 x 250 px%29