1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EMPREENDEDORISMO

Seminário debate a importância do empreendedorismo no mercado de trabalho

Evento foi realizado nos dias 28 e 29, no auditório da Unipar, reunindo acadêmicos dos cursos da unidade em Toledo

31/03/2017 - 14:36


Acadêmicos da Universidade Paranaense (Unipar) e representantes da comunidade participaram na terça e quarta-feira (28 e 29) do Seminário Empreender com Inovação 2017, no auditório da intituição. O evento faz parte de uma parceria da universidade com o Sebrae e visa despertar nos estudantes o espírito empreendedor. A programação incluiu palestras com os consultores Alex França, que abriu a programação com a palestra “Se beber, não empreenda”, Douglas Buettner, do Cais Coworking Toledo, e Sanderson Jorgenssen, da Valley Connection Toledo.

Para o consultor Alex França, a trajetória do empreendedor não é uma linha reta, mas o caminho seguido por um bêbado, que faz alusão em sua palestra. “É um caminho longo, tortuoso, cambaleante, com vários percalços, de cair, se machucar, se reerguer.  Esta é justamente a ideia do empreendedorismo. O sucesso do empreendedor não é ganhar dinheiro, ter muitos funcionários,  a linha de chegada. O sucesso do empreendedor é a jornada. Se você está buscando, se você está correndo atrás, se você cai e levanta você é um empreendedor de sucesso”, afirma ele.

Alex ainda disse que o empreendedorismo é necessário e está presente em todos os ramos de atividades, seja no empresarial, no terceiro setor, no funcionalismo público. “O importante é ter atitudes empreendedoras e isso não é somente para iluminados, é para qualquer pessoa, todos os dias”. Segundo ele, a internet é a primeira grande obra que o ser humano construiu sem a utilização de mão de obra escrava ou remunerada e a sua utilização é gratuita, através do compartilhamento de informações. “É algo que antigamente não se via. Antes quem dominava a informação tinha poder e quem tinha poder, tinha dinheiro. Chegamos numa era da informação que permite o compartilhamento, que é a próxima revolução que está acontecendo. O empreendedorismo é a pedra fundamental para a próxima evolução”.

O diretor da unidade de Toledo, professor Roberto Niero, destacou a importância da interdisciplinaridade para agregar mais conhecimento aos alunos. "Várias universidades já promovem esta integração de cursos, o que resulta em benefícios na formação dos alunos, buscando a complementação da formação acadêmica dos estudantes", comentou o Roberto. Ele ressaltou também a importância do empreendedorismo na formação dos estudantes.

Sem nome %281144 x 250 px%29