1144x150 %284%29

ESPORTES

Definido calendário de competições da GR em 2017

No estado, a primeira participação da equipe deverá ser nos Jogos Escolares, categoria 12 a 14 anos, programada para o período de 30 de junho a 8 de julho

31/03/2017 - 14:56


Com as mudanças no Código de Ginástica Rítmica, em função do início do novo ciclo olímpico, o calendário estadual da modalidade já foi definido, enquanto o nacional ainda depende de locais para competição. No entando, as datas já estão agendas. A ação vai permitir que as atletas se prepararem com mais tempo para as disputas, já que precisam um pouco mais de tempo para a montagem das séries e se adequarem às novas exigências.

No estado, a primeira participação da equipe deverá ser nos Jogos Escolares, categoria 12 a 14 anos, programada para o período de 30 de junho a 8 de julho. De 20 a 23 de julho será realizado o Campeonato Paranaense Individual, categorias pré-infantil e juvenil; Jogos Escolares do Paraná, de 15 a 17 anos, de 26 a 28 de julho; Campeonato Paranaense Individual, categorias infantil e adulto, de 3 a 6 de agosto;  Jogos da Juventude, de 6 a 8 de outubro;  Campeonato Paranaense de Conjuntos, categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto;, de 27 a 29 de outubro; e Jogos Abertos do Paraná, de 17 a 19 de novembro.

Na etapa nacional, o Campeonato Brasileiro Pré-infantil e Juvenil será realizado de 16 a 20 de agosto; a primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude, de 13 a 15 de setembro;  o Campeonato Brasileiro Adulto e Infantil, seletiva para o Campeonato Sul-Americano Adulto, de 20 a 24 de setembro;  a segunda etapa dos Jogos Escolares da Juventude, de 17 a 19 de novembro, e o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Ilona Peuker, categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto, de 23 a 26 de novembro.

A equipe da Sadia deverá participar ainda das três etapas da Copa Oeste, evento regional que reúne diversas equipes da região. As disputas serão realizadas em junho, em Cascavel; em julho, em Toledo; e em setembro, em Nova Santa Rosa.

A primeira avaliação, segundo a professora Adelina Magedanz Dalazem, da equipe de rendimento da Sadia, permite verificar um calendário mais adequado para o ritmo de treinos, com a maioria das disputas no segundo semestre, o que garante um período maior de preparação.

No ano passado, em função das Olimpíadas, várias competições foram antecipadas, especialmente nas categorias de base, que é a principal preocupação dos técnicos. “É preciso um certo tempo para a preparação dos atletas, especialmente nas categorias pré-infantil e infantil. Algumas estão iniciando no manejo dos aparelhos e é necessário um período mínimo de treinos”, destaca a professora, que faz parte da equipe técnica da Sadia, sob a supervisão da coordenadora técnica Anita Klemann.

Os treinos com toda a equipe foram iniciados em fevereiro. As equipes das categorias adulta e juvenil estão com todas as séries montadas, enquanto no pré-infantil e no infantil, este trabalho está sendo finalizado. A equipe conta com atletas em todas as categorias e deverá participar ao longo do ano das competições estaduais e nacionais, tanto no conjunto quanto no individual. A participação em disputas internacionais vai depender da disponibilidade de verba do clube, que patrocinado pela Sadia, com as parcerias do Sesi e prefeitura de Toledo e o co-patrocínio de O Boticário e Sanepar.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 26 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo e  com o co–patrocínio de O Boticário e Sanepar, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

Sem nome %281144 x 250 px%29