1144x150 %284%29

AMBIENTE

Reunião discute as ações do convênio da Itaipu na bacia do Rio Marreco

Convênio garantiu a aplicação de R$ 2 milhões de 2013 a 2017

31/03/2017 - 16:38


Nesta quarta-feira (29) aconteceu uma reunião para tratar do convênio 2013 – 2017 da Prefeitura com a Itaipu Binacional. O encontro realizado na sala de reuniões do gabinete contou com a presença dos gestores da Itaipu e representantes da prefeitura.

De acordo com a coordenadora do comitê gestor do Programa Cultivando Água Boa e fiscal responsável pelo convênio, Tania Maria Iokovacz Lagemann, pontuou que a reunião serviu para apresentar a situação do convênio que engloba o Rio Marreco. “O atual convênio iniciou em 2013 e agora, quase no fim, é necessário ver o que falta e dar sequência para concluirmos esses trabalhos”, relatou.

Segundo ela, restam apenas 27% de ações para atingir a meta do convênio que encerra neste ano. “Até setembro é preciso finalizar algumas execuções, como recuperação de nascentes, construção de abastecedores comunitários, conservação de solos, readequação de estradas, cascalhamento e a instalação de cercas em locais onde a lavoura ou a criação de gado se encontra com a mata, além do trabalho de educação ambiental realizado nas comunidades envolvidas”, finalizou.

O vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Tita Furlan, ressaltou a importância do convênio. “Essa parceria da Itaipu só reforça seu compromisso social. Vamos nos esforçar para que seja executado o maior percentual de execução das obras do convênio”, disse.

A reunião ainda tratou sobre o novo convênio que inicia no próximo ano sem bacia definida até o momento e afim das melhorias e implantação de ações a serem feitas. O objetivo desses convênios da Itaipu com a prefeitura é oferecer uma melhor qualidade nas bacias hidrográficas dos rios de Toledo, resultando na preservação ambiental do local e garantindo a qualidade das águas que despejam no Rio Paraná. Nesse último convênio, de 2013 a 2017, foram investidos cerca de R$ 2 milhões.

Sem nome %281144 x 250 px%29