Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

HPV continua disponível nas unidades básicas de saúde

Vacina deve ser aplicada em duas doses e está disponível em todas as unidades de saúde

05/04/2017 - 16:52


A rede municipal de saúde está distribuindo gratuitamente a vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). A vacina é destinada a meninas de 09 a 14 anos e desde janeiro os meninos de 12 e 13 anos também podem se vacinar. A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV: o 6, o 11, o 16 e o 18.

 O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões precursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. A vacina está disponível para as meninas desde 2014. Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rosana Cerbarro, “a vacina é muito importante para adolescentes de ambos os sexos, pois ajuda a prevenir essas doenças que são muito graves. Os responsáveis por eles tem que levá-los as Unidades de Saúde e garantir a proteção”, destacou.

A vacina de prevenção ao HPV é aplicada em duas doses, sendo que a segunda é após seis meses da primeira. “A vacina não é obrigatória, mas é fundamental, os responsáveis tem que proteger seus jovens e assegurar a saúde deles”, disse.

Sem nome %281144 x 250 px%29