1144x150 %284%29

GERAL

Pomar didático no Caet dá os primeiros frutos

A tangerina da espécie Satsuma Ikitsu está sendo colhida no pomar do Colégio Agrícola Estadual de Toledo

05/04/2017 - 16:56


Na terça-feira (04) foram apresentados no Colégio Agrícola Estadual de Toledo (CAET) os frutos da primeira colheita de tangerina da variedade Satsuma Ikitsu. Ela é originária do Japão e está sendo introduzida em Toledo para verificar a sua adaptação ao solo e ao clima. O município investiu cerca de R$ 18 mil no projeto, que conta também com outras variedades de tangerina, pêssego, ameixa, uva, maçã e pera.

O projeto do pomar experimental foi fundamentado com o objetivo de dispor uma área com diversas espécies frutíferas para análise de comportamento e adaptação dessas variedades na região, além de oportunizar, dentro do Colégio Agrícola, um espaço para as aulas práticas visando o conhecimento e orientação sobre essas novas variedades de frutas.

Há cerca de dois anos e meio as primeiras sementes foram plantadas e agora os primeiros frutos começam a ser colhidos. A tangerina, a primeira a frutificar, ganhou atenção. O fruto de tamanho médio e formato achatado não possuiu sementes, tem a casca lisa e fácil de retirar. Já o sabor não é tão doce e nem tão azedo.

Segundo o técnico especialista em fruticultura, Laudemir Faez, a tangerina se adaptou bem ao clima. “Foi melhor que o esperado, produziu muitos frutos. Ainda não é uma colheita, por que é a primeira produção desses pés, mas para o ano que vem esperamos ainda mais frutos”, destacou. Segundo ele, agora serão feitos estudos da  possibilidade de disponibilizar esse projeto para os pequenos produtores como uma opção de renda alternativa.

A prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, viabilizou o projeto oferecendo as mudas, o adubo e os cuidados nesse primeiro momento. Depois, os alunos do terceiro ano que frequentam a disciplina de fruticultura ficarão responsáveis pela manutenção e cuidados com o pomar. De acordo com o professor do Colégio, Luiz Angelo Fillus, o projeto contribui muito para o aprendizado. “Os estudantes vão contar com um excelente material de trabalho, ter esse pomar aqui vai beneficiar muito na construção do conhecimento técnico e prático deles”, relatou.

Sem nome %281144 x 250 px%29