Casa de not%c3%adcias 1144x150

ARQUITETURA

Construções sustentáveis é tema de palestra em Cascavel

As construções sustentáveis ou Green Buildings estão em alta no Oeste do Paraná. Cidades como Toledo, Cafelândia e Cascavel já possuem projetos com esses conceitos.

07/04/2017 - 14:35


O Sinduscon/Paraná-Oeste (Sindicato da Indústria da Construção do Oeste do Paraná) promoveu nesta quarta-feira (6), por intermédio do CMA (Comitê do Meio Ambiente) na sede do sindicato, uma palestra sobre construções sustentáveis no Oeste do Paraná. O objetivo, segundo a engenheira civil e coordenadora do CMA, Vanessa Percio, foi trazer informações aos associados e profissionais da área e mostrar que com ideias simples é possível repensar e melhorar projetos, à luz da sustentabilidade. 

O responsável pela palestra foi Guido Petinelli, da Petinelli Engenharia e Consultoria, com filiais em Curitiba, Porto Alegre e Balneário Camboriú. Segundo ele, as construções sustentáveis ou Green Buildings estão em alta inclusive no Oeste do Paraná. Cidades como Toledo, Cafelândia e Cascavel já possuem projetos com esses conceitos. 

“A Catedral de Cascavel é um dos bons exemplos. Eles queriam implantar um sistema de ar-condicionado e iriam gastar determinado valor financeiro. Nós conseguimos apresentar uma alternativa mais interessante e eficiente por um preço bem mais em conta. O raciocínio foi entender o fluxo de pessoas e ver que o forte calor não é oriundo do telhado, como se achava. Além disso, a simples troca de algumas lâmpadas foi o suficiente para aumentar a eficiência do sistema”, comentou.

De acordo com ele, o principal desafio dos engenheiros hoje é realizar obras que possam ser mais eficazes sem representar custos adicionais. Hoje, afirma, é possível tornar uma construção 50% mais eficiente sem qualquer gasto a mais. Para isso, é preciso entender todos os sistemas que envolvem um edifício, por exemplo, e realizar uma sinergia positiva entre eles. “São benefícios para o planeta, como redução de consumo de água e energia, a ganhos para o bolso do construtor. A otimização desses processos é benéfica para todos os envolvidos”, ressaltou. 

A adoção dessas práticas é um caminho sem volta, segundo Petinelli. A tecnologia e o pensar diferente fazem parte do nosso cotidiano e as empresas que não fizerem isso ficarão para trás. Para incentivar e aumentar a competitividade das empresas, existe a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que é um selo internacionalmente reconhecido que classifica prédios que adotam conceitos de sustentabilidade. “O setor da construção civil demora a adotar mudanças, mas essa é inevitável. É possível fazer e quem o fizer será diferente, mais competitivo. Isso é fundamental em tempos de crise”. 

Essa foi uma das primeiras ações do CMA para 2017. Vanessa afirma que outros workshops e palestras serão organizados ao longo do ano, sempre pensando na atualização e capacitação dos profissionais da construção do Oeste do Paraná.

Sem nome %281144 x 250 px%29