Img 3650

CULTURA

Biblioteca Pública comemora Dia Nacional do Livro Infantil

Programação será realizada na terça-feira, 18, com a presença de personagens dos livros de Monteiro Lobato, precursor da literatura infantil

12/04/2017 - 18:35


O Dia Nacional do Livro Infantil, também conhecido como Dia de Monteiro Lobato, na próxima terça-feira, 18, será comemorado com uma programação especial na Biblioteca Pública de Toledo, no centro. O espaço vai ganhar um sítio improvisado e seus principais personagens, numa referência ao Sítio do Picapau Amarelo, principal obra do escritor, considerado o precursor da literatura infantil no Brasil.

Há cerca de um mês a equipe da biblioteca está se dedicando aos preparativos para o evento, que será realizado durante todo o dia, com sessões às 8h30min, 9h30min, 10h30min, 14h30min, 15h30min e 16h30min. Nestes horários haverá leitura de episódios do livro, trabalhando com as crianças, a literatura infantil. Foram montados bonecos com cerca de 1,5 metro dos principais personagens e também caracterizadas algumas pessoas, que vão circular entre as crianças, contando histórias infantis.

O dia 18 de abril foi escolhido como Dia Nacional do Livro Infantil por ser a data de nascimento do escritor Monteiro Lobado. Ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil, conta a responsável pela Biblioteca Pública do centro, Cleonice Feliciano Pizzatto. Todos os anos são realizadas atividades nesta data para lembrar a história do escritor, suas obras e desenvolver atividades que incentivem a leitura entre as crianças. Na Praça Willy Barth, uma estátua de Monteiro Lobato, sentado em um banco lendo, também foi implantada como forma de lembrar a participação e história do escritor brasileiro, além de incentivar a leitura.

“Antes de Monteiro Lobato não existiam livros para as crianças. Ele começou a escrever para os pequenos e depois dele vieram vários autores. Hoje temos uma vasta literatura na área”, conta ela, citando personagens conhecidíssimos de suas histórias, como a boneca Emília, Pedrinho, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Anastácia, entre outros personagens, que se eternizaram no imaginário infantil.

A decoração e os bonecos permanecem na biblioteca pública até o final do mês, mas a programação, com os demais personagens, contanto histórias, ficará apenas na terça-feira, 18. Diversas escolas inscreveram grupos de alunos para participar. A programação é aberta à comunidade, com acesso gratuito.

Sem nome %281144 x 250 px%29