1144x150 %284%29

SAÚDE

Campanha de vacinação contra gripe começa na próxima semana

Campanha vai de 17 de abril a 26 de maio

13/04/2017 - 16:43


A campanha de vacinação da influenza tem inicio na próxima segunda-feira (17). Este ano a vacina será destinada também os professores da rede pública e privada, que agora englobam o grupo alvo da campanha. Todas as Unidades Básicas de Saúde já receberam as doses da vacina.

Os grupos prioritários beneficiados pela vacina distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são pessoas com mais de 60 anos, crianças de 06 meses a 05 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, povos indígenas, detentos e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, além dos professores que também fazem parte do público alvo da vacina.

A vacina que será distribuída no período de 17 de abril até 26 de maio protege contra o vírus influenza A (H1N1) e (H3N2) e Influenza B. No dia 13 de maio será o dia D de vacinação. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rosana Cerbarro, a meta é vacinar 90% dos grupos prioritários. “A vacina é importante, embora não evita o contágio com esses vírus, ela ameniza os efeitos da doença no corpo dos pacientes imunizados e impede a morte por complicações de gripe”, destacou.

Inclusos a partir deste ano no grupo prioritário, os professores que receberão a vacina devem apresentar no momento da vacinação, um documento com foto a carteira de vacinação e uma declaração emitida pela instituição de ensino onde trabalham. Os demais membros do grupo de risco devem levar apenas um documento com foto e a carteira de vacinação a Unidade de Saúde.

Sem nome %281144 x 250 px%29