-
Banner topo transyara 2

Casa da not%c3%adcia   campanha irpf

CULTURA

Do Peru para o Paraná: companhia La Polilla traz teatro de bonecos para Cascavel

Espetáculo “O Padeiro e o Diabo” vai ser apresentado no 1º Festival de Teatro Infantil de Cascavel

17/04/2017 - 14:15

Tem grupo teatral de origem peruana vindo para cá! A companhia de Teatro de Bonecos La Polilla nasceu em 2006 na cidade de Lima, Peru. Fundada por Ruddy Castillo, durante um curso de medicina laboral, o grupo surgiu com a missão de pesquisar o teatro de bonecos, técnicas e estéticas. Mas não se preocupe se não souber falar a língua espanhola: o espetáculo é todo baseado em músicas e o artista, por mais que seja peruano, trouxe seu trabalho para o Brasil há alguns anos, está morando em Paranaguá e faz parte de trabalhos de grupos artísticos da região.

O espetáculo selecionado para o 1º Festival de Teatro Infantil de Cascavel é a peça “O Padeiro e o Diabo”, idealizada a pedido do coletivo de bonequeiros Anaracos, do Peru, pelos 100 anos do dramaturgo argentino Javier Villafañe. O público aprovou e a técnica foi sendo aprimorada. A história é simples: o diabo quer roubar o pão do padeiro! Mas a dramaturgia é cheia de ações típicas de bonecos populares, com um só ator manipulando vários bonecos e música ao vivo.

A peça já foi apresentada em vários países: Peru e províncias, Equador, Colômbia, Venezuela, Brasil e Bolívia. “A rotina do grupo é apresentar nosso repertório em festivais, oficinas, construção de bonecos pra outros grupos e participação ativa de editais de cultura”, detalha Ruddy Castillo

Quer conhecer? Então participe do 1º Festival de Teatro Infantil de Cascavel, que acontece entre os dias 25 e 30 de abril. A peça “O Padeiro e o Diabo” será apresentada no dia 26 de abril às 10 horas em frente à Catedral e no dia 27 de abril às 16 horas na Praça Wilson Jofre. Confira os demais espetáculos pelo site www.festincascavel.com.br.