Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Controle de Endemias de Toledo inicia o primeiro Lira de 2017

A meta é fazer a vistoria dos imóveis até a próxima quinta-feira

18/04/2017 - 16:09


A Secretaria Municipal de Saúde de Toledo, por meio do Controle de Endemias, iniciou nesta segunda-feira (17) o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRA) de 2017. Até a próxima quinta-feira (20) os agentes de endemias estarão percorrendo residências, comércio e indústria, visando atualizar a situação do município, em relação ao risco de infestação do mosquito transmissor da Dengue.

“Começamos as atividades na região do São Francisco, Roma, Rossoni e Pancera. A previsão é que, se o tempo colaborar, a gente finalize os trabalhos até quinta-feira”, informou o coordenador de Endemias, Selídio José Schmitt. Ele disse ainda que “hoje não estamos mais em epidemia. Segundo a 20ª Regional de Saúde estamos com seis casos positivos de dengue no Município. Ao todo já foram notificados 100 casos desde agosto de 2016, quando iniciou o ano epidemiológico para a Dengue”, informou Selídio.

 No último Lira Toledo atingiu o menor índice de infestação dos últimos anos, com 1,94% de infestação dos 1801 imóveis visitados. A coordenação de Endemias solicita que a população continue contribuindo com ações de prevenção e que permita o acesso dos agentes às residências para que o levantamento possa ser realizado. Caso os agentes não realizem o levantamento dentro do prazo, terão que reiniciar os trabalhos do zero na próxima semana.

“Precisamos eliminar todo e qualquer objeto que possa acumular água, como vasos, pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, pneus e lixo doméstico, diminuindo assim as condições favoráveis para a proliferação dos vetores da doença. A participação da comunidade é fundamental nesse processo”, finalizou Selídio.

Sem nome %281144 x 250 px%29