Casa de not%c3%adcias 1144x150

ESPORTES

Equipe da Sadia apresenta-se durante a Feira Shopping

Cerca de 60 ginastas desde o nível II, passando pelo pré-infantil, infantil, juvenil e adulto, participam do espetáculo

18/04/2017 - 16:13


A equipe de rendimento da Sadia está preparando um espetáculo especial para ser apresentado durante a Feira Shopping, que abre nesta quarta-feira, 19, no Centro de Eventos Ismael Sperafico. Com 30 minutos de duração, o espetáculo retrata através da dança, da música, do figurino e expressões os 12 meses do ano, estações, eventos e data especiais.

Sob a coordenação geral do professor e coreógrafo Jean Milan, com coreografias de Adelina Magedanz Dalazem, Gracieli Morais, Solange Martins Paludo e Jakeline Glass, com a supervisão técnica da professora Anita Klemann, será apresentado o espetáculo Kalein, ou Calendário, em português. Cerca de 60 ginastas desde o nível II, passando pelo pré-infantil, infantil, juvenil e adulto, participam do espetáculo.

A preocupação na montagem foi mostrar as possibilidades artísticas que a modalidade de Ginástica Rítmica oferece, trabalhando a dança, os movimentos, a expressão corporal como um todo. “Não montamos séries de competições para esta apresentação. Estamos usando alguns movimentos obrigatórios da GR, mas a preocupação maior é com o artístico, sem o uso de aparelhos da modalidade, até por que o espaço não permite. Vamos utilizar adereços que enriqueçam o espetáculo”, explicou Adelina.

Embora a preocupação maior seja o artístico, a participação das atletas não deixa de ser uma atividade que complementa a sua formação para as competições oficiais. Na Ginástica Rítmica, explica ela, a leveza dos movimentos, a dança, a expressão corporal são muito importantes na avaliação e exercitados em atividades como estas. Além disso, ela também destaca a importância do contato com o público, que serve de preparação para as ginastas na execução das suas séries durante as disputas. “Não estamos brigando por medalhas, mas estas apresentações têm um valor muito expressivo na divulgação da modalidade e do trabalho que desenvolvemos com nossas atletas”.

Calendário veio do grego, Kalein, que significa chamar em voz alta, convocar, explica o diretor, Jean Milan. Em latim, transformou-se em calendae, significando o primeiro dia do mês. O espetáculo reproduzirá em forma de calendário o fascínio de pensadores, a beleza da música popular brasileira, e a dança em diversas correntes, contando a passagem de um tempo a cada mês. Ele leva o expectador a refletir com um olhar questionador o mundo que nos observa e nos indaga sobre a realidade atual, elencando fatos relevantes de cada mês e transformando em estado de poesia musicada e bailada.

A apresentação, com acesso livre, no palco do Centro de Eventos Ismael Sperafico, será na sexta-feira, 21, às 21h45min, encerrando a programação artística do terceiro dia do evento. A Feira Shopping será realizada de 19 a 23 de abril, no Centro de Eventos Ismael Sperafico.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 27 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo e  com o co–patrocínio de O Boticário e Sanepar, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

Sem nome %281144 x 250 px%29