Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Cursos da Casa da Cultura atendem mais de 800 alunos

Outros 600 estão na fila de espera aguardando uma oportunidade

20/04/2017 - 14:18


A Casa de Cultura de Toledo oferece diversos cursos de iniciação musical, de artes plásticas e cênicas. São mais de 800 vagas ofertadas de forma gratuita para a comunidade. Alguns professores estão remanejando alunos para promover novas vagas. Pra isso, conforme a disponibilidade do aluno, estão sendo convidados a trocar de horário. A novidade é que as pessoas podem fazer suas inscrições durante todo o ano. Somando os interessados em cada área, cerca de 600 pessoas aguardam uma vaga em 16 das 23 oficinas oferecidas.

A maior oferta de vagas é para o curso de violão popular, com 149 alunos. Em seguida, 108 alunos fazem aulas de técnica vocal, 99 fazem aulas de teatro e outros 85 de violino.

A maior espera também são pelas aulas de violão popular. São 115 na fila. Em seguida, 104 aguardam uma vaga para as aulas de técnica vocal, 90 para o curso de bateria e 71 para o curso de desenho.

A diretora de Cultura, Magda Ritter, disse que todos os cursos estão com vagas lotadas, no entanto, ainda existem movimentações. “Aqueles que desistem ou que cancelam matrícula são substituídos por aqueles que estão na fila”.

Cursos

Entre as várias opções de curso que são oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Cultura, estão o de Teatro (com aulas em Vila Nova também); Musicalização; Técnica Vocal; Introdução ao Desenho Artístico; Desenho Intermediário; Pintura em Tela; Violão Popular; Guitarra; Violino; Viola de Clássica; Violoncelo; Teclado; Flauta Transversal; Saxofone; Clarinete; Teoria Musical; Violão Clássico; Guitarra; Bateria; e Contra Baixo.

Magda disse que apesar dos cursos não serem profissionalizantes, todos eles tem um nível muito alto devido a formação e experiência dos professores, formados nas melhores faculdades de música do país. Isso acaba motivando muitos alunos a seguirem carreira na música, no teatro e em outras artes. “A Secretaria de Cultura está cumprindo suas atribuições e procura atender o maior número possível de alunos, tendo em vista que já passamos de 800 matriculados nos diversos cursos. Vamos fazer o possível para continuar mantendo esse atendimento, com a qualidade que todos merecem”, salientou a diretora.

Há vagas

O Centro de Artes e Esportes Unificado (Ceu das Artes) é um equipamento público que envolve Cultura, Esportes, Assistência, Educação. Além dos cursos da Secretaria de Cultura, são oferecidas algumas atividades paralelas, algumas ainda possuem vagas.

É o caso da Ginástica Rítmica, uma novidade neste ano no local. As aulas acontecem na quarta e sexta-feira, tanto no período da manhã, quanto à tarde. É uma hora de duração de cada aula. As interessadas devem entrar em contato com o CEU das Artes, para ver em qual horário poderão se encaixar, conforme a faixa etária.

Os treinos de futsal acontecem nas quartas-feiras às 10h30 e às 14h e também possuem vagas. É preciso verificar a divisão de turmas com o professor da modalidade.

Sem nome %281144 x 250 px%29