1144x150 %284%29

ESTÉTICA

CIRURGIA PLÁSTICA Quando recorrer à toxina botulínica?

A aplicação do produto é um dos principais procedimentos para quem busca amenizar rugas e marcas de expressão

21/04/2017 - 17:04


Não há como evitar as marcas da idade. À medida que vamos envelhecendo, a pele começa a mostrar rugas e marcas de expressão que indicam que o tempo está passando. A má alimentação e a luz do sol são alguns fatores que fazem com que o rosto perca sua jovialidade. Devido a isso, muitas pessoas, sejam homens ou mulheres, recorrem á toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, um dos procedimentos mais usados no campo de rejuvenescimento facial para quem deseja reduzir as rugas.

Geralmente, as marcas de expressão aparecem por causa da repetição de alguns movimentos, como por exemplo, sorrir ou franzir a testa. Para diminuir estes feitos, a rapidez da aplicação é uma das vantagens do procedimento. Além disso, outro ponto positivo é que o paciente não precisa se preocupar com inchaços ou manchas, que raramente aparecem.

A aplicação é rápida. O paciente tem a pele limpa para a aplicação de um skin cooler (aqueles rolinhos gelados) na área. A partir daí, são aplicadas pequenas injeções locais. O efeito do procedimento não é imediato e leva de quatro a sete dias para aparecer. Também é preciso um retorno de avaliação para averiguar se é necessário algum ajuste.

“Diferente das cirurgias plásticas, o uso da toxina botulínica permite que você continue suas atividades diárias, sem precisar de todos os cuidados médicos que o internamento exige”, relatou o cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Tiago André Ribeiro.

Tiago ainda revelou que não existe uma idade ideal para começar as aplicações. “Isso é uma coisa muito individual. Existem pessoas que apresentam, desde a adolescência, tendência a formar muitas marcas de expressão quando sorriem ou falam. Juntamente com outros fatores, esta ação contínua sobre a pele pode formar marcas definitivas na pele: as rugas. Assim, que tem muitas marcas de expressão, colhe muitos benefícios iniciando suas aplicações precocemente”, explicou o cirurgião plástico.

Ele ainda diz que em todo caso médico é necessário um diagnóstico. “O paciente chega no consultório com uma queixa. Então, ele será avaliado para que possa ser entendido o caso. Muitas vezes, ele não precisa do procedimento, mas apenas um preenchimento. Cada paciente terá uma indicação de tratamento”, alertou.

O cirurgião ainda destacou que a toxina botulínica não previne o envelhecimento. “O procedimento evita apenas o aparecimento de rugas na testa e ao redor dos olhos. As rugas representam um dos componentes do envelhecimento e necessitam de outros tratamentos, como peelings ou preenchimentos. O melhor é se precaver, iniciando as aplicações antes que as rugas fiquem marcadas”, concluiu doutor Tiago.

Sobre Tiago Ribeiro

Cirurgião Plástico especialista pelo Hospital Santa Marcelina, de São Paulo, Tiago André Ribeiro é graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Atende nas cidades de: Toledo e Marechal Cândido Rondon. Mais informações no site:www.clinicatiagoribeiro.com.br.

Sem nome %281144 x 250 px%29