1144x150 %284%29

SAÚDE

Começa programa Sorria Toledo para reduzir fila de espera na odontologia

Em três etapas, previstas para os meses de abril, maio e junho, serão realizados cerca de 700 atendimentos odontológicos

24/04/2017 - 16:36


Começou nesta segunda-feira (24) o programa Sorria Toledo, para atendimento odontológico aos que aguardam na fila de espera. O programa vai ser realizado em três etapas, em cinco unidades básicas de saúde, onde a fila de espera por atendimento é maior, e visa reduzir o número de pacientes que aguardam por procedimentos odontológicos.

Nas três etapas, a meta é atender cerca de 700 pacientes. Nesta primeira etapa, de 24 a 28 de abril, o atendimento será das 13h30min às 17h, nas unidades básicas de saúde do Centro, Jardim Coopagro, Panorama, Maracanã e Jardim Europa. As duas próximas etapas serão realizadas nos períodos de 08 a 12 de maio e de 5 a 9 de junho.

Entre procedimentos básicos e especializados, a fila de espera em janeiro deste ano, conforme o secretário municipal de Saúde, Thiago Stefanello, era de 8 mil pacientes, entre básicos, realizados nas unidades básicas de saúde, e especializados, executados através do Consórcio Intermunicipal de Especialidades (Ciscopar). Para o atendimento em horário especial, estão sendo utilizados funcionários do quadro, conforme a disponibilidade e interesse de cada um, que estão recebendo hora extra pelo serviço.

“Entre os pacientes estão os que aguardam por um atendimento desde 2015. O paciente vai iniciar e concluir o procedimento”, complementa a coordenadora de Saúde Bucal, Juciliane Césaro. Segundo ela, ao contrário do que ocorre na área médica, em que uma consulta muitas vezes resolve o caso, o tratamento odontológico geralmente requer mais de um atendimento, o que demora mais para abrir novas vagas. Segundo ela, apesar do número de profissionais do município, o sistema de contratação prevê apenas duas horas diárias de trabalho. Do total de 30 dentistas, apenas quatro tem jornada semanal de 40 horas. Os demais fazem dez horas semanais, perfazendo duas horas diárias.

Sem nome %281144 x 250 px%29