Casa de not%c3%adcias 1144x150

DESENVOLVIMENTO

Oeste em Desenvolvimento quer contribuir com a melhoria do ambiente de negócios na região

Melhorar a competitividade das micro e pequenas empresas do Oeste – 97% do universo empresarial da região – incentivando, por exemplo, a compra e venda de produtos e serviços dentro do território é uma das metas do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) em 2017.

26/04/2017 - 18:09


Nesta quinta-feira (27), ocorre a primeira reunião de trabalho do Comitê Territorial dos Pequenos Negócios do Oeste.

O encontro que contará com a presença do diretor do Sebrae Paraná, Julio Agostini; de representantes da coordenação do POD, de empresários e secretários municipais dos 54 municípios da região está marcado para começar às 17h30, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Cascavel.

Lançado em outubro, o comitê terá como papel principal contribuir com a melhoria do ambiente de negócios e da competitividade das pequenas empresas da região. Segundo dados do Sebrae, são mais de 130 mil empresas no Oeste, gerando 350 mil empregos. Para isso, discutirá questões relacionadas às pequenas e micro empresas, como necessidade de crédito, compras, inovação e tecnologia, associativismo, simplificação, desburocratização e educação.

Segundo o presidente do POD, Danilo Vendruscolo, o foco inicial do Programa foi propor soluções para os gargalos de cadeias propulsivas específicas, como da proteína animal. Entretanto, para que o território cresça como um todo, é necessário o fortalecimento de outros segmentos. “Dentro do Comitê de Pequenos Negócios abrangeremos todas as áreas”.

O Comitê

Os comitês de pequenos negócios fazem parte de um política estadual do Sebrae, mas no Oeste, atenderá as demandas do POD.

Segundo o gerente regional do Sebrae,  Orestes Hotz, um dos desafios será articular as compras dentro do território, com o fortalecimento do Programa “Oeste Compra Oeste”, que visa facilitar os negócios dentro do território e valorizar as empresas instaladas na região. Hoje, estima-se que, em média,  apenas 40% dos produtos e serviços utilizados pelas prefeituras dos 54 municípios são fornecidos por empresas do Oeste.

Uma das propostas é criar um escritório de compras territorial para diminuir a evasão de divisas para outras regiões e Estados.

Incentivar parcerias territoriais para execução de obras estruturantes e sugerir a criação do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (FOPEME) são outras propostas do Comitê.

Programação

17h30 – Boas Vindas

17h45 – O Comitê Territorial e o Programa Oeste em Desenvolvimento

18h15 – Cenário do Ambiente de Negócios do Território

18h45 – Desenvolvimento Territorial por meio dos Pequenos Negócios

19h45 – Encerramento

Oeste em Desenvolvimento

Lançado em agosto de 2014, o POD busca promover o desenvolvimento sustentável da região por meio de um processo participativo. Para isso, reúne mais de 60 instituições públicas e privadas como empresas, cooperativas, instituições de apoio e fomento, sindicatos e associações de classe, universidades, centros de pesquisas e tecnologias dos 54 municípios da região.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29