1144x150 %284%29

SAÚDE

Pré-conferências para a Conferência Municipal de Saúde começam na próxima semana

Serão realizadas quatro pré-conferências em pontos estratégicos da cidade, abertas a toda a população

26/04/2017 - 18:18


Começam na próxima semana as pré-conferências para a XIV Conferência Municipal de Saúde de Toledo. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, sob o tema central “A importância do uso consciente do Sistema Único de Saúde”. Para facilitar o acesso da sociedade organizada, as pré-conferências foram definidas em pontos estratégicos de Toledo, sempre às 19h.

A primeira pré-conferência será realizada na quinta-feira, 4, às 19h, na Associação de Moradores do Jardim Porto Alegre; a segunda, no dia 10, às 19h, na Associação de Moradores do Jardim Panorama; a terceira, no dia 18, às 19h, no Centro de Revitalização da Terceira Idade da Vila Pioneiro; e a quarta e última no dia 14, às 19h, no Centro de Revitalização da Terceira Idade do Jardim Coopagro.

Para participar da Conferência como delegado, tendo direito a voz e voto, além de concorrer a vaga ao Conselho Municipal da Saúde na gestão 2018-2019, é necessário frequentar pelo menos uma pré-conferência. A participação dos delegados na Conferência, segundo regulamento que define o evento, deverá ser proporcional, sendo 50 por cento de representantes dos usuários, 25 por cento dos prestadores de serviços e 25 por cento entre funcionários e órgãos governamentais.

As pré-conferências são abertas a todos os interessados e a participação é fundamental para discutir e elaborar propostas para as ações de saúde no município. "Hoje percebe-se uma participação grande através das redes sociais ou mesmo em veículos de comunicação, apontando problemas na saúde pública, mas muito pouco discutindo propostas que possam contribuir para a melhoria da gestão dos serviços”, comentou a assistente social da Secretaria de Saúde, Valdenice dos Santos Souza. Ela integra a comissão organizadora da Conferência, representando a Secretaria Municipal de Saúde, e afirma que este é um momento em que as pessoas poderão apresentar sugestões, expor os problemas enfrentados e buscar alternativas para melhorar a qualidade dos serviços em saúde pública no município.

As propostas apresentadas durante as pré-conferências serão discutidas e votadas na Conferência, definindo políticas de atuação no município. Na etapa municipal também são definidos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual, onde são definidos os novos delegados para a etapa nacional.

Sem nome %281144 x 250 px%29