Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Estudantes de Ciências Biológicas de Toledo falam sobre resíduos sólidos

Encontro integra o programa Bio na Escola, onde estudantes e egressos da PUCPR falam sobre temas relacionados ao curso

27/04/2017 - 14:53


Pelo entusiasmo de Jeferon Pontile era possível medir o tamanho da satisfação dos demais estudantes do curso de Ciências Biológicas da PUC/PR Campus Toledo ao compartilharem seus conhecimentos com estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco – Premen sobre a necessidade de se repensar as atitudes quanto ao destino dos resíduos sólidos.

A ação foi uma oportunidade de dividir o que foi aprendido ao longo do curso. “Pudemos ter uma conversa descontraída, mas bastante séria sobre a necessidade de se repensar a questão ambiental no futuro”, comentou Jeferson.

Através de palestras ao longo da semana, os estudantes e egressos da PUC/Toledo alertaram sobre como a sociedade precisa reutilizar, reciclar e reaproveitar a fim de evitar o colapso ambiental. Segundo a professora Francielle Fiorentin, estes encontros integram o projeto ‘Bio na Escola’, criado para aprimorar a parte de extensão dentro da universidade.

Francielle explica que os estudantes ou egressos vão até a escola e oferecem palestras. O curso tem um portfólio de todas as palestras, aulas práticas e até teatro á disposição da escola ou da comunidade em geral. “Quando o tema é definido, nós preparamos nossos alunos, nossos egressos que vão até a escola falar sobre este tema de interesse geral”, explanou.

A professora ainda disse que o ‘Bio na Escola’ é uma forma de despertar no estudante a necessidade do empreendedorismo. “A ideia é formar profissionais com formação acadêmica, mas que sejam empreendedores”, aponta ela, completando ser esta uma necessidade de adequar ao que o mercado oferece hoje. “É indicar uma visão maior do que eles (estudantes) vão fazer depois dessa formação”, finaliza a professora.

Na visão da vice-diretora do Premen, Elci Machado dos Santos, esta parceria com a PUCPR é fundamental porque permite um contato mais direto com o conhecimento científico do ensino superior. “Assim os estudantes percebem que estes assuntos estão sendo trabalhados e da necessidade de dar continuidade aos estudos e não parar no ensino médio”, reforça.

Sem nome %281144 x 250 px%29