1144x150 %284%29

CULTURA

Apresentações ao ar livre vão marcar Dia Internacional da Dança em Toledo

O Baile Charme no Parque Ecológico Diva Paim Barth permitirá a participação do público em geral tanto para assistir, quanto para interagir com o evento

28/04/2017 - 11:55


O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança, comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo Comitê Internacional da Dança da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no ano de 1982. Em Toledo, a Central Única de Favelas (Cufa), por meio de iniciativa do Grupo 5ª Essência, realizará nesta data o Baile Charme no Parque Ecológico Diva Paim Barth, a partir das 18h30 com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

A ação faz parte de uma proposta itinerante para a dança. Em 2016 os grupos desenvolveram a proposta do Flach Mobs (são aglomerações instantâneas de pessoas em certo lugar para realizar determinada ação inusitada previamente combinada). A proposta para este ano é de um Baile Charme (nome dado a um tipo de festa onde se toca música negra, sobretudo o R&B contemporâneo e o new jack swing. 

“Nós desenvolvemos esse trabalho com uma visão social em conjunto com os outros artistas através da Cufa. Pelo segundo ano consecutivo vamos comemorar o Dia Internacional da Dança homenageando todos os dançarinos da cidade nesse espaço aberto. É uma oportunidade para o público em geral também poder acompanhar o trabalho que é desenvolvido na cidade”, informou uma das organizadoras do evento, Fernanda Fetter.

“Convidamos todos os grupos de dança, algumas escolas e outros que nós achamos interessante na proposta. A nossa expectativa é de que as pessoas participem interagindo na hora do baile, já que são movimentos básicos, que veem da música Black onde você vai copiando os passos de alguém que já está desenvolvendo a dança. Queremos mais é que as pessoas se divirtam e comemorem com a gente o Dia Internacional da Dança”, salientou Fetter.

Ela acrescentou ainda que o objetivo é levar para as pessoas que vão se divertir e passear com seus filhos uma atração diferente, atrações culturais inusitadas, com muita variedade cultural dos grupos que estarão presentes. O grafiteiro Isaac Souza de Jesus fará algumas intervenções durante a realização do evento paralelo às apresentações.

A diretora de Cultura, Magda Ritter, disse que “o formato do evento é interessante, pois consegue unir todos os estilos de dança, ou pelo menos uma grande parte deles. É um evento que merece incentivo, para que futuramente possamos fazer mais parcerias juntando, inclusive, outros segmentos da Cultura”, frisou Magda.

Presenças confirmadas

Entre as atrações que fazem parte da programação da 2ª Edição do Dia Internacional da Dança estão a apresentação do 5° Essência Fetter Company, Flach Companhia de Danças Árabes, Tolebreaker'z, Baillare Escola de Dança, Circo da Magia, um Cati de Kung Fu, Rap Com, Krim e Hement.

Sem nome %281144 x 250 px%29