Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Vacina contra a gripe tem baixo índice entre crianças e puérperas

Campanha atingiu 49% do público alvo. Os grupos que precisam de maior atenção agora são as crianças, gestantes e puérperas.

06/05/2017 - 10:06


Atenção pais, mães e responsáveis.  Crianças de 06 meses a 04 anos precisam ser vacinadas contra a gripe. A campanha de vacinação da influenza iniciou no dia 17 de abril e até agora apenas 27% das crianças foram vacinadas. Outro membro do grupo de risco que deve buscar a vacinação são as puérperas - mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto. Trinta e cinco por cento delas já foram vacinadas. Entre as gestantes, 40%  foram vacinadas.

Os grupos prioritários beneficiados pela vacina distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são pessoas com mais de 60 anos, crianças de 06 meses a 05 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, povos indígenas, detentos e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, além dos professores que também fazem parte do público alvo da vacina.

Para ser vacinado é necessário comparecer à Unidade Básica de Saúde e apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação. A vacina está sendo distribuída em todas as Unidades Básicas de Saúde até o dia 26 de maio. Ela protege contra o vírus influenza A (H1N1) e (H3N2) e Influenza B.

O dia D de vacinação será no sábado (13) e o atendimento será reforçado e começa  às 08h e segue sem intervalo até as 17h. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rosana Cerbarro, pontuou que é fundamental a prevenção da gripe e que ainda falta muita gente para se vacinar. “Apenas 27% das crianças foram vacinadas, somente 35% das puérperas e 40% das gestantes estão imunes. Temos muito a vacinar ainda. As baixas temperaturas estão chegando e com elas o maior número de casos de gripe. É hora de se prevenir”, destacou Rosana.

Dos professores também será exigida a apresentação de uma declaração da instituição de ensino no ato da vacinação.

Percentual de vacinação dos grupos de risco em Toledo

Crianças de 06 meses a 04 anos – 27% vacinadas

Trabalhadores da Saúde – 60% vacinados

Gestantes – 40% vacinadas

Puérperas - 40% vacinadas

Idosos – 60% vacinados

Professores - Já foram vacinados aproximadamente 600 profissionais. Como o grupo foi incluído recentemente no critério de vacinação não existe meta a ser atingida, assim como do grupo de doentes crônicos.

Sem nome %281144 x 250 px%29