1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Palestra a estudantes na Unipar fala sobre como planejar as finanças

Especialista alerta que além de gerar é preciso gerir a riqueza alcançada

 

12/05/2017 - 08:35


Uma palestra em parceria entre a Unipar e a Sicredi marcou a Semana de Educação Financeira em Toledo, com a especialista em planejamento financeiro Eliane Metzner abordando na noite de quinta-feira, dia 10, o tema “Finanças na Prática” para centenas de estudantes de diversas escolas.

 Os estudantes convidados e recebidos pelo coordenador de atividades de extensão Mayko Vaz também puderam participar da Feira das Profissões, conhecendo os cursos da Unipar através de uma exposição com a participação dos alunos dos terceiros anos de Toledo de áreas como Farmácia, Fisioterapia, Estética e outras. Eliane Metzner, autora de vários livros sobre planejamento financeiro, é graduada em Direito e tem MBA em planejamento financeiro pela Fundação Getúlio Vargas. Ela abordou a necessidade de fazer uma carreira consistente para gerar recursos, mas destacou também a necessidade de gerir os frutos através do consumo consciente e escolhas inteligentes.

Para Eliane Metzner, uma das 3 mil pessoas no Brasil com certificação internacional de planejamento financeiro CFO, planejar as finanças é muito importante e é necessário também o consumo consciente, evitando-se os excessos e coisas que não vão agregar ou trazer uma felicidade duradoura. Para ela o consumo deve buscar coisas que valham a pena e gerem satisfação prolongada, como uma viagem, estudo e experiências que marcam, pois a formação alcançada e as experiências vividas agregam muito mais.

Para ela é necessário buscar a qualidade de vida, realizando sonhos, agregar renda e soluções financeiras, observando o que o mercado traz para viabilizar os seus sonhos. Ela afirma ainda que o parcelamento longo de uma compra é economicamente viável, mas o seu impacto emocional pode ser ruim, pois depois de algum tempo nem lembramos onde compramos e continuamos pagando as parcelas. “Muitas vezes a pessoa já usufruiu daquilo e continua pagando, enquanto se comprar à vista após economizar os recursos quando pagar paga com prazer porque vai usufruir de algo que conquistou”, afirma Eliane Metzner.

As lições de Eliane começaram por sua casa e hoje seu filho Érico já lançou um livro sobre planejamento financeiro aos 11 anos e outro aos 12, em formato de cartas. Além disso ele aos 13 anos mantém um blog –blogdoerico.com - sobre o consumo consciente e inclusive postou agora material sobre o melhor presente pera o Dia das Mães. Para ela é preciso planejar as finanças e agora ainda mais com a reforma da Previdência, que vai exigir que as pessoas comecem a se preparar desde agora para uma aposentadoria futura que deve ficar cada vez mais distante. Isto exige que se pense e planeje, observando inclusive que alguém que comece hoje a separar R$ 10,00 por dia dentro de 30 anos vai ter R$ 100 mil economizados. Para ela é preciso aprender a lidar com a liberdade financeira, usufruindo do presente enquanto se prepara o futuro.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29