Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Escola de Pais reuniu 400 pessoas para tratar da qualidade de vida dos adolescentes

Evebto abordou neste primeiro encontro sobre a depressão

12/05/2017 - 17:55


Com o objetivo de alertar os pais, famílias e professores sobre a depressão e os problemas que tem afetado os jovens e adolescentes, a Secretaria de Educação abriu nesta quinta-feira, 11, a programação deste ano da Escola de Pais, atividade desenvolvida com os pais da rede municipal de ensino para discutir problemas que afetam o dia a dia das crianças e que também se refletem no desempenho escolar. O evento, realizado no Teatro Municipal, reuniu cerca de 400 pessoas, e abordou neste primeiro encontro a depressão e os problemas que tem afetado jovens e adolescentes.

O tema foi abordado pel psiquiatra Ronan Davila Martins, que tratou sobre a necessidade do diálogo e atenção com os adolescentes. Segundo ele, a identificação e aceitação da depressão como uma doença é fundamental para evitar problemas ainda maiores. “Quanto mais cedo encarar a situação, melhor vai ser de resolver. É importante falarmos sobre o assunto e que os pais e mestres saibam da sua gravidade e aprendam a reconhecer os primeiros sintomas e atuar na ajuda e apoio desses jovens”, destacou o psiquiatra.

O Programa Escola de Pais existe desde 1998 e sempre teve o viés de auxilio e diálogo entre a escola e a família. Segundo a secretária de Educação, Janice Salvador, com os desafios atuais é fundamental falar sobre a saúde mental dos jovens. "Pra essa conversa é de suma importância a participação da escola, da família e da igreja, talvez mais do que nunca existe essa necessidade de estarmos juntos compartilhando de princípios, atitudes e comportamentos que vão influenciar os nossos filhos, alunos e amigos”, frisou Janice.

Para a professora da rede municipal de ensino e mãe, Inês Kleinunbing da Silva, foi de grande importância o diálogo. “Achei bem útil a conversa, serve de alerta para prestarmos mais atenção nos nossos jovens”, diz.

Sem nome %281144 x 250 px%29