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GERAL

Pequenos negócios começam processo para formatação de franquias

Segundo ciclo do Programa Franquias Paraná, realizado em parceria pelo Sebrae/PR,  Fecomércio PR e ABF, conta participantes de todo o Paraná interessados em ser franqueadores

15/05/2017 - 12:21


Oito pequenos negócios paranaenses com potencial de expansão no formato de franquias estão em imersão no Sebrae/PR, em Curitiba, durante dez dias, para um treinamento que marca o início da segunda edição do Programa Franquias Paraná, uma iniciativa do Sebrae/PR e Fecomércio PR. A capacitação de 80 horas de duração, teve início nesta segunda-feira, dia 8, e é ministrada pela Associação Brasileira do Franchising (ABF), parceira no Programa.

Iniciado em 2015, o Franquias Paraná já auxiliou 15 micro e pequenas empresas paranaenses a formatarem franquias. Neste segundo ciclo, oito empresas já iniciaram o Programa, mas ainda há vagas abertas para negócios com perfil de franqueabilidade e faturamento anual máximo de R$ 3,6 milhões.

“O objetivo é que a empresa saia com seu negócio formatado em franquia. Todos os participantes foram avaliados e apresentaram perfil para ser franqueadores. Depois desse primeiro módulo, começam as consultorias especializadas, totalizando 500 horas de capacitação”, explica o coordenador estadual de Varejo do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior, que é gestor do Franquias Paraná. Além das aulas e consultorias, está prevista a participação dos integrantes do Programa na ABF Expo 2017 e Congresso da ABF, em São Paulo, em junho.

O assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, lembra que o Programa é fruto de uma parceria de 12 anos entre as duas entidades, que tem levado capacitação a pequenos negócios, com reflexos positivos na economia do Estado. “O primeiro ciclo do Franquias Paraná, em 2015, superou nossas expectativas, e os bons resultados nos levaram a continuar executando agora em 2017. É a primeira iniciativa de franquear micro e pequenas empresas com subsídios, um case de sucesso no País”, destaca.

Instrutor da ABF e um dos responsáveis pelo treinamento, Luís Henrique Stockler ministrou o módulo Planejamento de Expansão para Redes de Franquias, considerado um ponto-chave no processo de análise de franqueabilidade. “A ideia é mostrar como casar a elaboração do plano de expansão com o planejamento estratégico, para não sair expandindo sem estar preparado, como alguém que decide, da noite para o dia, correr uma maratona, se arrebenta e pode ‘enfartar’ no meio do caminho. O módulo os ajuda a entender como podem se preparar para crescer, e os aspectos operacionais, legais e jurídicos que podem ajudar ou prejudicar a empresa nesse processo”, detalha.

Entre os participantes deste segundo ciclo está a empresa Pudim Holandês, de Londrina, no norte do Estado. O proprietário Emerson Carlesso conta que o produto, um pudim pronto para desenformar, tem recebido pedidos de supermercados fora da região, mas a dificuldade de transporte de longa distância implica na necessidade de expansão em franquia. “Essa é uma particularidade do produto, então, a solução seria montar unidades industriais fora de Londrina, no modelo de franquia. O curso está sendo uma oportunidade de aprender e evoluir, e a expectativa é de amadurecimento”, afirma.

A possibilidade de crescimento em escala também está no DNA do Senhor Carro, um lava car que atende, em média, 16 carros por dia no Pátio Batel, em Curitiba. “Desde que criamos a empresa, já pensamos em ter escala, e o jeito de ter escala no varejo é a franquia. Estou achando a experiência ótima, aqui vamos vendo o que é necessário para formatar a franquia, as coisas que temos que mudar”, aponta a sócia-proprietária Ana Elena Carboni.

Informações pelo site www.sebraepr.com.br/franquias, ou pela Central de Atendimento do Sebrae/PR, no telefone 0800 570 0800. O edital ainda está aberto para empresas interessadas, limitado a 15 empresas participantes.

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