Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Saúde alerta para campanha de vacinação da gripe

Dia D, marcado para o último sábado (13), teve baixa adesão do público alvo da campanha e preocupa profissionais de saúde para doenças do frio

15/05/2017 - 22:33


O dia D de vacinação da gripe, marcado para o último sábado (13), teve baixa procura nas unidades de saúde de Toledo. A estimativa de vacinar grande parte dos membros do grupo de risco não se confirmou. Apesar de 23 unidades estarem abertas das 8h às 17h, apenas 1300 pessoas procuraram os serviços para tomarem a vacina. As secretarias de Saúde e de Educação intensificarão os trabalhos para que as metas sejam cumpridas até 26 de maio, quando encerra a campanha.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleunice Sarturi, lamenta a vacinação abaixo da expectativa. “Todos os anos essa campanha é fraca, mas esse ano a data não foi favorável. O Ministério da Saúde é que definiu o dia 13 de maio como dia D para que todos os esforços se concentrem sempre nessa data. Mas a escolha na véspera do Dia das Mães não foi muito boa. Teve um grande número de mães que estavam trabalhando no sábado. Muitos estavam viajando pra visitar a mãe em outros municípios e talvez por isso a baixa procura nas unidades de saúde”, comenta.

A estimativa da Vigilância Epidemiológica é que temos cerca de quinze mil pessoas a serem vacinadas somente em Toledo. As características da vacinação impedem que sejam montados pontos itinerantes. “Nós estávamos com 23 unidades de saúde abertas, em torno de 80 pessoas mobilizadas para a campanha, isso é um custo alto para o município. Como a vacina é injetável ela não pode ser feita fora da sala de vacinas das unidades de saúde. Também tem a verificação de doses anteriores, isso tudo é feito no sistema, portanto não podia ser na praça. Como é obrigatório o cartão de vacinas, na rua nem sempre as pessoas andam com esse documento”, acrescenta a enfermeira.

 

ALERTA

A enfermeira Cleunice Sarturi chamou a atenção para a necessidade da vacina. “É importante que as pessoas que não fizeram a vacina façam isso antes do dia 26 de maio, quando acaba a campanha, e também antes da chegada do frio, pois o vírus se fortalece e ocorre uma maior circulação do vírus, ocasionando o adoecimento das pessoas”.

Ela explica que se as pessoas começarem a deixar de tomar vacina, a memória imunológica do organismo diminui ao longo dos anos e elas ficam expostas ao vírus. “É preciso fazer a vacinação ano a ano para ficar com a imunidade boa”.

 

Encaminhamentos

Como a cobertura de vacinação está mais baixa em crianças e gestantes, serão priorizadas estas duas área. A Secretaria de Saúde vai priorizar as gestantes. Elas serão abordadas durante as consultas do pré-natal nas unidades básicas de saúde. No caso das crianças, a Secretaria de Educação fará um trabalho junto aos centros municipais de educação infantil para verificar o cartão de vacina delas e identificar quais necessitam tomar a vacina.

 

Percentual de vacinação dos grupos de risco em Toledo - dados de segunda-feira (15)

Crianças de 06 meses a 04 anos – 45% vacinadas

Trabalhadores da Saúde – 73% vacinados

Gestantes – 54% vacinadas

Puérperas - 46% vacinadas

Idosos – 77% vacinados

Professores – apesar de não existir uma meta definida, a Vigilância Epidemiológica trabalha com o número de aproximadamente 3,8 mil professores, porém apenas 987 foram vacinados até agora, 35% desse total.

 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29