Casa de not%c3%adcias 1144x150

ESPORTES

Ginasta intensifica treinos para seletiva nacional de GR

Karine Walter concorre a vaga para o Mundial de Pesaro, na Itália, e os Jogos Pan-Americanos Interseleções, nos Estados Unidos

16/05/2017 - 17:35


A ginasta Karine Walter, da equipe de rendimento da Sadia, vai participar nos dias 10 e 11 de junho, em Aracaju, Sergipe, da seletiva brasileira para duas competições internacionais, o Campeonato Mundial de Pesaro, na Itália, de 30 de agosto a 3 de setembro, e os Jogos Pan-Americanos Interseleções, em outubro, na Flórida, Estados Unidos . A CBG vai selecionar entre as atletas melhores classificadas no juvenil do ano passado, que ingressaram na categoria adulto neste ano, e as melhores no Brasileiro Adulto. As ginastas selecionadas vão representar o país nas duas competições.

Por conta da convocação, a técnica Gracieli Morais, que treina a ginasta sob a supervisão da coordenadora técnica da equipe, Anita Klemann, mudou o ritmo de treinos. “Tivemos que intensificar a preparação. A atleta tinha antes apenas dois compromissos, o Campeonato Brasileiro e os Jogos Escolares. Com a convocação para a seletiva, vamos acelerar os trabalhos”, informou Gracieli. Segundo ela, a atleta está com três coreografias novas e uma adaptada para o novo ciclo olímpico. “É preciso muito treino para acertar todas as séries”, ressalta.

Com 15 anos e no seu primeiro ano na categoria adulto, Karine está entusiasmada com a convocação para a seletiva e disse que não vai medir esforços. “Está bem puxado, mas é necessário para ganhar mais ritmo e acertar todos os detalhes de cada uma das séries”. Por enquanto estão sendo cinco horas diárias, de segunda a sábado, mas ela prevê mais esforço pela frente. “Nos últimos 15 dias vou faltar à aula. Vão ser 8 horas diárias, com treino pela manhã e tarde”, revela.

A ginasta manteve apenas a série de maças do ano passado, adaptada às alterações do código de pontuação, feitas a cada início de ciclo olímpico. As outras três séries, de fita, bola e arco, foram totalmente renovadas. Na montagem, em fevereiro deste ano, ela teve uma ajuda estrangeira. As séries foram montadas em Sofia, na Bulgária, quando a ginasta fez um intercâmbio naquele país. Depois ela seguiu os treinamentos em Toledo. “Ficaram bonitas, mas é preciso treinar bastante para acertar todas as dificuldades”, comenta.

A atleta quer dar o seu melhor, mas sabe que não será fácil garantir uma vaga para representar o país. Ela acredita que esta é uma excelente oportunidade para mostrar o crescimento da GR do Brasil no exterior e espera que esteja entre as atletas que terão esta possibilidade. A ginasta conquistou o direito de participar da seletiva ao classificar-se no ano passado em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Adulto, mesmo ainda integrando a categoria juvenil.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 27 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo e  com o co–patrocínio de O Boticário e Sanepar, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

Sem nome %281144 x 250 px%29