1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ESPORTES

Programa Toopedalando pode ser reativado pela Prefeitura

O programa disponibiliza bicicletas, que podem ser retiradas e devolvidas em estações instaladas em pontos estratégicos do município

24/05/2017 - 14:42


A prefeitura de Toledo quer reativar o programa Toopedalando, que funcionou de 2011 a 2013 no município. O programa disponibiliza bicicletas que podem ser retiradas e devolvidas em estações instaladas em pontos estratégicos da cidade. A pessoa faz um cadastro e recebe um cartão, que permite a retirada e a entrega das bicicletas, em diferentes estações.

A reativação do programa pretende oferecer à população um meio de transporte rápido e seguro, sendo uma alternativa ao uso de veículos. A proposta foi discutida em uma reunião na Prefeitura. O município pretende neste momento ver as tecnologias oferecidas pelas empresas para a manutenção e controle das bicicletas e discutir, em um segundo momento, uma parceria público-privada para a implantação do programa.

“Queremos conhecer as tecnologias existentes e verificar qual é a melhor proposta para voltarmos a oferecer este benefício à população”, comentou o secretário de Segurança e Trânsito, João Vianei Crespão. Segundo ele, o município pretende contratar este serviço através de licitação e para tanto precisa conhecer a tecnologia hoje existente para a manutenção, controle das bicicletas e serviços.

Quando o sistema foi implantado em Toledo, uma empresa local desenvolveu uma tecnologia própria para o controle, implantando estações em diversos pontos, que foram posteriormente retiradas, ao término do contrato. As bicicletas foram adquiridas pelo município e hoje são utilizadas em eventos promocionais.

O Toopedalando funcionou de 2011 a 2013 com seis estações instaladas em pontos estratégicos da cidade, nos dois extremos da Avenida Parigot de Souza (Jardim Coopagro e Jardim Porto Alegre), em frente ao Terminal Rodoviário Urbano, no centro,  no Parque Ecológico Diva Paim Barth e no Parque Frei Alceu, onde funcionou de forma experimental. Ao todo eram 60 bicicletas, que atendiam as seis estações. O acesso era gratuito. Utilizando um cartão, o usuário podia pegar a bicicleta em um extremo da cidade e deslocar-se ao outro, deixando a bike em uma das estações.

Sem nome %281144 x 250 px%29