Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Saúde define estratégia para ampliar vacinação contra gripe

Equipe vai para o interior e agentes de desenvolvimento em saúde auxiliam na mobilização dos grupos prioritários

24/05/2017 - 14:54


A partir desta quarta-feira (24) uma enfermeira da Secretaria de Saúde vai percorrer algumas comunidades do interior que antes eram assistidas pela unidade volante de saúde. A intenção é vacinar integrantes dos grupos prioritários contra a gripe – de crianças e idosos – imunizando-os contra a gripe. A visita nesta quarta-feira aconteceu em Bom Princípio.

Na quinta-feira (25) será a vez de Ouro Preto e na sexta-feira (26) será em Cerro da Lola. O atendimento será das 14h às 16h. “Cerro da Lola e Ouro Preto ficam mais distantes da sede, sendo difícil a locomoção dos idosos até o centro. Além disso, nestas regiões existe um grande número de idosos e crianças, que estão entre os grupos prioritários”, explica a enfermeira Cleunice Sarturi, da Vigilância Epidemiológica, ao justificar o roteiro no interior.

Os grupos prioritários são pessoas com mais de 60 anos, crianças de 06 meses a 05 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, povos indígenas, detentos, professores e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

Neste ano foram incluídos entre os prioritários, os professores, os quais para ter direito ao benefício tem que apresentar, no momento da vacinação, um documento com foto, a carteira de vacinação e uma declaração emitida pela instituição de ensino onde trabalham. Os demais membros do grupo de risco devem levar apenas um documento com foto e a carteira de vacinação.

A diretora de Atenção Básica em Saúde, Diane Michele Passaro, reforçou o convite para que a população destas comunidades aproveite esta oportunidade e faça a vacina. “Nós entramos em contanto com os líderes de cada localidade para avisar a população, mas quero reforçar o convite para que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário compareçam para receber a sua dose da vacina”.

Nos últimos dias os agentes de desenvolvimento em saúde também foram orientados a fazer a busca ativa, orientando a população nas visitas domiciliares. Integrantes dos grupos prioritários foram orientados a ir ao posto de saúde para fazer a vacina. Nas unidades básicas, as equipes também foram  orientadas a entrar em contatos com gestantes e puérperas, visando a imunização contra a gripe. “A vacina não evita o contágio com esses vírus, mas ameniza os efeitos da doença no corpo dos pacientes imunizados e impede a morte por complicações de gripe”, orienta Diane, reforçando a importância da vacina.

A campanha contra a gripe encerra na sexta-feira e os grupos prioritários devem procurar o posto de saúde mais próximo para receber a sua dose da vacina. Da meta geral, que era de 24.061 pessoas, 17.409 já foram vacinadas, representando 72,35 por cento. Entre as crianças, a cobertura vacinal está em 51,94 por cento; os trabalhadores em saúde, 75,33 por cento; as gestantes, 59,83 por cento; puérperas, 54,07 % e idosos, 85,05 %.

Sem nome %281144 x 250 px%29