1144x150 %284%29

AMBIENTE

Curso de Biconstrução utiliza técnica de CordWood para casas mais sustentáveis

Cordwood é a técnica que reaproveita lenha cortada e tocos para levantar paredes

25/05/2017 - 14:14


Devido à importância de se preservar o meio ambiente, cada vez mais pessoas buscam alternativas  e soluções sustentáveis para construir seus lares. Este é um dos princípios da Bioconstrução: técnicas que visam gerar o menor impacto ambiental possível, seja na extração, no transporte e na manipulação dos diferentes elementos naturais utilizados no processo construtivo.

No dias 21 a 23 de abril, aconteceu a primeira etapa do curso de Bioconstrução, no Espaço Maydê, em Colombo, em que pessoas de diversas idades e profissões puderam aprender a construir suas casas com a técnica de Cordwood: que reaproveita lenha cortada e tocos para levantar paredes, além de deixar a casa com muito estilo.

Uma das participantes do curso foi a consultora de projetos sustentáveis e terapeuta naturista,  Zenaide Maria Graciolli. Para ela, esta é uma oportunidade de aprender uma solução viável, acessívelde baixo impacto e sustentável para ser replicado nas demais comunidades. “A minha motivação para o curso é que a Bioconstrução é indicada para todos aqueles que reconhecem a necessidade de buscar alternativas de baixo impacto tanto no nível econômico, quanto no ambiental.” Para Zenaide Graciolli, este curso é uma oportunidade de reconhecer e estimular a comunidade a perceber que a humanidade tem soluções a partir da realidade local.

Para Raphael Autran, especialista em construções sustentáveis, além do baixo impacto ambiental, este tipo de construção também oferece inúmeras outras vantagens. “A Bioconstrução proporciona o empoderamento pessoal e comunitário que a auto-construção permite; a diminuição de custos no processo construtivo  - quanto maior o grau de envolvimento do proprietário/usuário do espaço, maior a possibilidade de diminuição dos custos com o processo construtivo como um todo - , além do conforto térmico e acústico que as diferentes combinações entre os elementos naturais propiciam” comenta o especialista.

O curso de construção de Cordwood foi a primeira parte do “Bioconstruindo em três tempo”, que ainda abordará:

Telhado Verde, uma opção para melhorar a qualidade do ar, ajudar no aproveitamento da água de chuva ao diminuir os riscos de inundação;

Hiperadobe, técnica que utiliza terra ensacada.  Para Raphael Autran, o hiberadobe é um desafio que exige uma técnica aprimorada, mas que confere resultados surpreendentes. “a técnica permite o desenho orgânico das paredes que são estruturais. A construção oferece elevado conforto térmico e acústico, e também permite a boa qualidade do ar interno, propiciando o bem estar de quem a habita” explica.

O curso é ministrado em Colombo, região metropolitana de Curitiba, no Espaço Maydê, o qual preserva mata nativa - parte da mata atlântica, cultiva Horta Permacultural e também oferece o caminho dos sentidos, onde os visitantes podem andar descalços sobre diferentes texturas da natureza.

Para a agrónoma Débora Lyson, anfitriã do Espaço Maydê,  este curso de Bioconstrução é importante porque vai ao encontro do propósito do espaço, que é “oferecer possibilidades de aproximar o ser humano com sua natureza interior, e com a mãe natureza, com o bem-viver.”

Para Débora Lyson, o principal desafio para difundir a bioconstrução é a  distância que hoje existe entre o ser humano e a terra, as plantas e os animais. “Para que cursos como este se tornem acessíveis e populares, deve haver interesse em ter contato com a terra. Quanto mais as pessoas perceberem que podem encontrar saúde, aconchego e conforto neste tipo de construção, mais interesse vai existir,  comentou a agrónoma.

“Bioconstrução em Três tempos” é indicado a qualquer pessoa que queira aprofundar seus conhecimentos acerca da bioconstrução, quer a possibilidade de realizar um trabalho artístico, lúdico e integrativo; a qual reduz os impactos ambientais e também custa menos do que as construções convencionais. O Curso ainda terá duas etapas, com conceitos teóricos e práticos, sendo uma oportunidade para iniciar uma obra sustentável e disseminar tal ideia.

Serviço

Módulo 2: TELHADO VERDE  - 26  a 28 de maio 

Módulo 3: HIPERADOBE - 07 a 9 de julho

Horários

Os módulos serão dados sempre na sexta, sábado e domingo, desta forma:

Teoria: sexta, das 19h às 22h

Prática: sábado e domingo, das 8h às 12h e das 13h às 18h

Mais informações e contato: https://www.mayde.com.br/eventos/ | markus@mayde.com.br

Sem nome %281144 x 250 px%29