1144x150 %284%29

CULTURA

Conselho de Cultura decidirá sobre a regulamentação de artistas de rua em Toledo

Em reunião realizada nesta quarta-feira (24) com conselheiros, o executivo encaminhou proposta de decreto a ser debatida pelo CMPC

25/05/2017 - 17:56


Um tema que vem chamando a atenção de vários toledanos nas redes sociais – a permanência dos artistas de rua em Toledo – está próximo de ter um desfecho. Na manhã desta quarta-feira (24) integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) estiveram reunidos com o Governo Municipal para tratar sobre o assunto.

Após várias discussões, que expuseram a situação atual dos artistas que passam por Toledo para mostrar sua arte, o prefeito Lucio de Marchi e o vice-prefeito João Batista Tita Furlan, que também responde pela Secretaria de Cultura, apresentaram aos conselheiros uma proposta de regulamentação da Lei Municipal Nº152, de 21 de dezembro de 2016. “A legislação trata sobre a temática, porém deixa algumas brechas, por isso propomos que seja regulamentada”, afirmou Tita Furlan.

“Nós reconhecemos a importância dos artistas em nossa cidade, mas precisamos definir alguns critérios para que possam exercer a atividade em Toledo”, disse Lucio de Marchi.

O executivo baseou a proposta de regulamentação no Decreto Nº452 da cidade de Curitiba, que também discutiu e regularizou itens que julgavam ser necessários. A proposta aborda questões como locais de apresentação, objetos que podem ser usados e o tempo que podem permanecer na cidade exercendo essa função (principalmente no caso de estrangeiros).

Todos os conselheiros receberão a cópia da proposta para que possamos discutir o tema em uma reunião ordinária do Conselho de Políticas Culturais. O Conselho tem caráter deliberativo e tem a garantia do prefeito de que as considerações encaminhadas serão acatadas pelo Poder Executivo.

Sem nome %281144 x 250 px%29