Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Gravidez saudável é tema de palestra no Sindicato da Alimentação

A oportunidade é para que as futuras mães possam estar preparadas para receber os mais novos membros da família

26/05/2017 - 16:08


A sala de reuniões do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Toledo e Região ganhou nesta sexta-feira, 26, uma decoração especial para receber um grupo de associadas que participaram de uma palestra sobre “Gravidez Saudável”. A oportunidade é para que as futuras mães possam estar preparadas para receber os mais novos membros da família.

De acordo com a Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde, Loiva Bortolanza, uma das palestrantes, a gravidez é um momento de grande expectativa paras as famílias, e como tal existe a necessidade de muito carinho, mas ao mesmo tempo de preocupação em tomar todos os cuidados necessários. “A família precisa estar sempre bem preparada e para a gestante, é importante que alguns passos também sejam seguidos para que essas crianças nasçam de parto natural e de forma bastante segura”, explicou a profissional, que possui vasta experiência no assunto.

A Enfermeira Obstetra, Viviane Carnelossi, que também participa como palestrante em empresas de diversos segmentos da cidade, chama atenção para a importância do pré-natal no 1º, 2º e 3º semestres e também para o controle vacinal das futuras mães. “Na prática, sempre procuramos passar informações claras e orientações sobre os primeiros sinais de trabalho de parto. Isso permite que não haja internamento precoce e nem venha ocorrer a cesariana, mas sim um parto humanizado como é preconizado pela OMS”, explica a profissional.

Programas

O município de Toledo é considerado uma referência em programas assistenciais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Um dos carros chefe, é o Passe Livre, semelhante a um programa realizado no esporte, mas nesse caso, as mães recebem o benefício para quem possam se locomoverem para a realização dos exames e consultas durante a gravidez. “A distribuição do benefício é feita através de um minucioso cadastro para atender apenas quem realmente precisa. Pode parecer pouco, mas temos notado que o programa é de grande ajuda para essas famílias”, acredita a assistente Loiva Bortolanza.

Além do Passe Livre, a Secretaria também desenvolve o programa “Mãe Dedicada”, que prevê uma ajuda de custo R$ 200,00 em única parcela que é recebida quando mãe obedece aos critérios estabelecidos. Dentre eles, de realizar a primeira consulta no primeiro mês de gravidez e no mínimo sete consultas de pré-natal sempre nos postos de saúde (SUS) e após o parto, fazer a primeira consulta com ginecologista até 40 dias depois e com pediatra até 30 dias. Após cumprir os quesitos, a mãe faz um protocolo e seu prontuário é avaliado para que ela possa receber o incentivo.

Sem nome %281144 x 250 px%29