1144x150 %284%29

GERAL

Esquadrilha da Fumaça faz show em Toledo no sábado

As acrobácias estão previstas para as 16h, mas devido o acesso ser único a população é convidada para estar no local a partir das 14h

30/05/2017 - 10:16


A prefeitura de Toledo está organizando toda uma logística para garantir o acesso aos que quiserem acompanhar a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, no sábado, 3 de junho, no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffman. O local foi definido pela Esquadrilha da Fumaça, que já fez o voo precursor , definindo todas as coordenadas. A apresentação será feita pela primeira vez no local e atende as novas recomendações da Esquadrilha da Fumaça, que prioriza espaços públicos com menor concentração de residências e estabelecimentos comerciais.

“Estamos fazendo todo o esforço para que o evento seja muito bem organizado, mas é necessária a colaboração da população, uma vez que é esperado um grande número de pessoas e o acesso ao local é por uma única via”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, de Inovação e Turismo, Paulo Victor Almeida. “Estamos solicitando que as pessoas se desloquem até o local mais cedo, levem cadeiras, passem à tarde no local. A apresentação da Esquadrilha está marcada para as 16h, mas a partir das 14h iniciam as atividades, com programações esportivas e culturais”, explica.

O acesso único ao Parque do Povo será pela 13 de abril. Uma via alternativa de acesso, com batedores, será mantida somente para a Esquadrilha da Fumaça e ambulâncias.  Neste dia, a partir do começo da tarde, não será liberado o estacionamento na rua  13 de Abril, a partir da Praça da Mulher, para garantir um fluxo mais rápido dos veículos. No Parque, o estacionamento será liberado somente no contorno externo, pela Osvaldo Aranha, que terá sentido único, e em parte da Alameda das Águas, que ficará parcialmente interditada, com possibilidade de retorno. Não será permitido estacionamento ao lado do canteiro central, no passeio ou sobre a faixa destinada a pedestres, sobre a ciclovia ou ciclofaixa, bem como ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público.

 O palco será montado próximo ao parque infantil, área que não será liberada para a circulação ou estacionamento dos veículos.  “Como o parque é bem aberto e amplo, em qualquer lugar será possível ter uma boa visibilidade dos aviões. O importante é chegar cedo e escolher um bom local com muita traquilidade”, orienta Paulo Victor. Os pilotos fazem a apresentação às 16h e depois deslocam-se para o Parque do Povo, onde poderão conversar com a população. “As pessoas devem chegar cedo, levar a sua cadeira e se preparar tranquilamente para acompanhar um belíssimo espetáculo”, orienta ele.

Aos que puderem, ele recomenda  que se desloquem ao Parque do Povo de bicicleta ou mesmo a pé, utilizando as ciclovias e calçadas para trafegar com segurança. A Guarda Municipal,  com o apoio da Polícia Militar e outros órgãos de segurança, auxiliará e orientará no trânsito.  

Acrobacias áreas estendem-se por 35 minutos

A apresentação da Esquadrilha da Fumaça terá duração de 35 minutos, reunindo sete pilotos em sete aeronaves, para a realização de 50 acrobacias.  Cada posição de voo tem uma função específica e as manobras são realizadas ora com os sete aviões, ora com quatro, ora com três e ora com um avião, o Isolado. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. As missões também podem contar com avião de apoio para o transporte de equipe e material. A demonstração tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.

Em uma demonstração aérea, antes da decolagem, os sete pilotos são acompanhados pelos mecânicos da área de manutenção e se apresentam para o Líder da Esquadrilha, marchando até os aviões e iniciando as ações necessárias para a partida das aeronaves. Após todos os procedimentos de segurança, é dado início ao show aéreo.

A demonstração com o A-29 Super Tucano procurou seguir a sequência de manobras que eram realizadas com o avião anterior, o T-27 Tucano, fazendo as adequações necessárias devido ao fato de a aeronave ser mais potente e apresentar maior capacidade operacional. A Fumaça também voltou a realizar duas manobras que não estavam mais sendo executadas pelo T-27: Lancevaque e Chumboide. Outra novidade é a adoção da fumaça ecologicamente correta, baseada no conceito sustentável de não agredir o meio ambiente.

Lancevaque e Chumbóide

São acrobacias que voltaram a serem realizadas pelo Esquadrão de Demonstração Aérea ( EDA), sendo executadas pelo piloto da posição de número 7, o Isolado. Ambas eram realizadas no início da era Tucano e retornaram à demonstração com o A-29.

As manobras consistem em uma combinação de comandos aplicados pelo piloto que provoca uma reação da aeronave que se assemelha a “cambalhotas no ar”. No caso do Lancevaque, os giros são mais verticalizados. Enquanto que o Chumboide tem o perfil mais horizontal. Para o público, traz a impressão de que o avião está descontrolado, mas o piloto tem total controle sobre a aeronave, podendo retornar ao voo normal a qualquer momento.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29