Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Mais de mil alunos participam de Concurso Cultural do Sicoob, em Marechal Cândido Rondon

Lançamento do projeto foi realizado nesta segunda feira (29) e ainda contou com a presença dos representantes de 20 instituições de ensino pública e privada de Marechal e Nova Santa Rosa

30/05/2017 - 14:43


Com o intuito de disseminar o conceito de cooperação para as crianças do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas, impulsionando-as a tornarem-se cidadãos mais conscientes, a Cooperativa de Crédito Sicoob Marechal, através da iniciativa do Instituto Sicoob, realiza 7ª edição do Concurso Cultural. A cerimônia de lançamento foi realizada nesta segunda-feira (29), no hall de entrada da instituição financeira. Na oportunidade, cada estabelecimento de ensino recebeu um kit do programa e orientações de como podem trabalhar com o material em sala de aula.

A temática é “Cooperação: nada se perde, tudo se transforma” visa fortalecer a cultura cooperativista, incentivando os estudantes a refletirem, debaterem e produzirem trabalhos em duas categorias: desenho para alunos do 3º ano e redação para escolares do 5º ano. 

Em 2017, participam do concurso 1.283 estudantes de 20 instituições de ensino da sede e dos Distritos de Marechal Cândido Rondon e Nova Santa Rosa, sendo esta uma das edições com maior adesão desde a implementação do projeto. “Ficamos muitos felizes com a expressiva participação das escolas no Concurso Cultural, o qual mostra a importância da cultura cooperativista, além da preservação do meio ambiente e como é urgente a necessidade de buscarmos atitudes mais conscientes. Essa cultura ao ser inserida no universo das crianças promove um comportamento sustentável e mostra o quanto, desde cedo, estão preocupadas em fazer a diferença para tornar o mundo um lugar melhor para se viver”, enalteceu o presidente do Conselho de Administração, Luciano Cremonese, e acrescentou: “O sucesso do concurso prova que a partir da interação com as crianças colhemos bons frutos, essa é a grande contribuição do Sicoob para a sua comunidade”.

Critérios e premiação

Na redação são avaliados critérios como texto narrativo, sequência lógica, gramática, originalidade e criatividade, título, abordagem correta do tema e capricho, enquanto no desenho são analisados a originalidade e criatividade, título, abordagem correta do tema e capricho.

Os três melhores em cada modalidade avançam à etapa estadual, recebendo como premiação um tablet cada finalista, além de R$ 500,00 para os respectivos professores orientadores. A divulgação dos resultados regionais acontece dia 10 de agosto, pelo site www.institutosicoob.org.br. Entre os selecionados da etapa estadual, uma comissão avaliadora definirá um desenho e uma redação vencedores da etapa nacional, sendo conhecido o resultado dia 11 de setembro. Nesta fase, os primeiros colocados recebem um notebook.

Participação

Concorrem com trabalhos nas duas categorias as escolas municipais Ana Paula, Antonio Rockenbach, Bento Munhoz da Rocha Neto, Criança Feliz, Érico Veríssimo, Jean Piaget, Professor Osvino Carlos Weirich, Waldomiro Liessem, 25 de Julho, Almirante Barroso, Costa e Silva, Floriano Peixoto, Professora Julia Wanderley, São Roque, Arnaldo Busato, Getúlio Vargas, Santa Terezinha, Willy Barth, além dos colégios Evangélico Martin Luther e Cristo Rei. “Na escola já temos alguns projetos sendo realizados com esta mesma temática, por isso o tema nos chamou muito atenção, nós temos que cooperar com toda sociedade para que a gente tenha um mundo melhor”, disse a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha, Maria Leni Queiroz Fischer.

Por sua vez, a secretária de Educação de Marechal Rondon, Márcia Mota ressaltou o quanto o projeto agrega valor ao aprendizado dos alunos.  “O tema de reciclagem e de cuidado do meio ambiente sempre é atual, é importante ser trabalhado continuamente, sendo relembrado e questionado a cada dia, porque cada cidadão é responsável pelo ambiente em que vive e pela destinação que faz do lixo que produz. Ao tratar deste assunto, as crianças se sentem responsáveis, elas acabam levando essa necessidade de mudança também para suas residências, conscientizando os pais”, destaca Marcia.

Quatro escolas de Nova Santa Rosa participam pela primeira vez do concurso. “O trabalho  pelo meio ambiente, sobre a questão lixo, material reciclável deve ser contínuo no ambiente escolar. O que fazer e o que não fazer já vem sendo feito há muitos anos no município em todas as escolas, então é mais um projeto  que vem a agregar as atividades dos professores junto aos alunos de todas as escolas municipais”, frisou a secretária municipal de Educação, Nilza Gerling.

Sem nome %281144 x 250 px%29