1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EMPREENDEDORISMO

Sebrae/PR inicia novo ciclo de capacitações para quem deseja criar uma startup de sucesso

Capacitações incluem fases de ideação, operação e tração para pessoas que tem ideias inovadoras e querem transformar em negócios no modelo de startup

31/05/2017 - 16:50


Emprreendedores do Oeste do Paraná que têm uma ideia inovadora terão oportunidade de transformá-la em negócio rentável com a ajuda do Sebrae/PR, por meio do Ciclo de Capacitações Startup/PR. A programação vai de junho a outubro com a proposta de fortalecer projetos de empreendedores de startups, promovendo o desenvolvimento e aumentando a competitividade. 

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Osvaldo Cesar Brotto, este será o 2º ciclo do projeto na região. “Nossa intenção é atender 60 times/projetos neste ano, divididos nas fases Ideação, Operação e Tração. As duas primeiras fases acontecerão na regional. A fase Tração será estadual (em Curitiba), com a participação de startups mais qualificadas no Paraná”, explica. 

Este segundo ciclo, complementa o consultor, começa em junho em Cascavel, Toledo e Foz. “É na Ideação que se abre a startup do zero. Os times validam problemas, conhecem mercados, desenvolvem o perfil empreendedor e constroem o protótipo de produto. Para isso, terão três encontros, totalizando 24 horas de capacitação”, esclarece Osvaldo Cesar Brotto. 

Cascavel abre o cronograma com o primeiro dia de Ideação no dia 12 de junho, seguido de encontros, ainda da primeira fase, nos dias 19 e 26 de junho. Em Toledo, as oficinas de Ideação serão nos dias 13, 20 e 27 de junho. Em Foz do Iguaçu, nos dias 14, 21 e 28 de junho. Todos das 14 às 22 horas nos escritórios do Sebrae/PR dos municípios. 

Com o protótipo em mãos, os times seguem para a fase Operação, prevista pa

Resultados

Segundo Osvaldo Cesar Brotto, o Sebrae está acompanhando 50 projetos da região na fase de Tração. “Algumas concluíram as duas primeiras fases no ano passado e outras que cumpriram as mesmas etapas no primeiro ciclo deste ano. Já temos 25 em plena operação e uma, inclusive, que já ultrapassou R$ 1 milhão em faturamento”, destaca. 

Para os projetos inscritos neste 2º ciclo de 2017, a previsão é que estejam preparados para a fase Tração em outubro e novembro. Sendo que será aberto o terceiro ciclo do ano em setembro para que novas ideias e projetos possam ser orientados no modelo de startup. “A Tração é para startups que querem conquistar novos mercados e aprimorar o produto”, indica. 

Para os projetos inscritos neste 2º ciclo de 2017, a previsão é que estejam preparados para a fase Tração em outubro e novembro. Sendo que será aberto o terceiro ciclo do ano em setembro para que novas ideias e projetos possam ser orientados no modelo de startup. “A Tração é para startups que querem conquistar novos mercados e aprimorar o produto”, indica. 

Além das capacitações nas três fases, neste ano, os participantes inscritos poderão utilizar a plataforma de serviços em nuvem da Amazon sem custos. “Teremos, ainda, uma programação à parte para as startups que querem internacionalizar, por meio do Programa Mindset Global”, acrescenta o consultor do Sebrae/PR. 

As inscrições para o 2º ciclo de capacitações em startups/2017 podem ser feitas pelo site www.circuitooestedestartups.com.br. Mais informações podem ser solicitadas no (45) 3321-7050, telefone do Sebrae/PR em Cascavel.

Para agosto e setembro. “Nesta fase, as startups estarão começando a buscar os primeiros clientes. As capacitações serão em forma de workshops e acompanhamentos presenciais e online sobre temas como: vendas; modelo de receita e tecnologia; canais de distribuição, parceiros-chave, networking e abertura de empresas; pitch; RH e nome empresarial; dentre outras”, detalha o consultor. 

Sem nome %281144 x 250 px%29