1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EMPREENDEDORISMO

PUCPR em Toledo integra projeto Negócio a Negócio

Objetivo é permitir a estudantes de Administração e Ciências Contábeis atuarem como consultores em micro empresas

06/06/2017 - 11:53


Estudantes de Administração e Ciências Contábeis da PUCPR Câmpus Toledo poderão integrar o Negócio a Negócio do Sebrae a partir de agora. Um encontro nesta sexta-feira (2) selou a parceria entre as duas instituições. Os interessados devem procurar a direção dos respectivos cursos. O objetivo é permitir aos estudantes destas duas áreas atuarem de maneira prática como consultores de micro empresas e micro empreendedores individuais (MEIs). O trabalho vai até setembro e pretende atender no mínimo 100 empresas.

O coordenador da Área de Atendimento do Sebrae Alan Alex Debus apresentou a proposta ao diretor do Câmpus Renato Tratch e aos coordenadores e professores dos dois cursos.

O Negócio a Negócio, explica Alan Debus, é um produto do Sebrae que consiste em visitas às empresas locais. “Dizemos que é um modelo porta a porta porque viabiliza um consultor, uma pessoa técnica, de forma gratuita na sua empresa durante duas visitas”, aponta.

Na primeira este consultor realiza um diagnóstico do ambiente empresarial e na segunda retorna com um possível plano de trabalho. Os consultores serão acadêmicos da PUCPR.

Experiência

Na visão de Alan Debus, o Negócio e Negócio é importante não apenas para os empresários, mas principalmente para os estudantes porque o programa permite ao estudante e aos professores uma função mais prática e também em ser remunerado com isso. Todos os escolhidos serão capacitados pelo Sebrae e acompanhados pelos professores, realizando as mesmas tarefas que um consultor do Sebrae.

O diagnóstico, de acordo com Alan Debus, consiste em entender de forma muito prática como o empreendedor está tocando o seu negócio na atualidade. “E aí, baseado nisso (no diagnóstico) a gente tem uma pontuação e o empreendedor recebe algumas dicas de gestão para dar sustentabilidade ao seu negócio”, finaliza.

O professor Jefferson Paulo Martins tem opinião semelhante ao coordenador do Sebrae. “Esta é uma oportunidade importante para o crescimento como acadêmico, sem dúvida, mas principalmente para poder colocar em prática o aprendizado da universidade”.

Sem nome %281144 x 250 px%29