1144x150 %284%29

ESPORTES

Ginasta conclui seletiva e aguarda resultados

Atletas estão sendo selecionadas para três competições internacionais

14/06/2017 - 11:54


A ginasta Karine Walter,15 anos,  da equipe de rendimento da Sadia, retornou a Toledo nesta segunda-feira,  12, depois de ter participado de uma seletiva individual em Aracaju/SE. Atleta foi convocada pela Confederação Brasileira de Ginástica, para a seletiva que deverá definir as representantes brasileiras no individual para três competições internacionais: o  Mundial de Pesaro, na Itália, de 30 de agosto a 3 de setembro, o Campeonato Pan-Americano Juvenil e Adulto, em outubro, na Flórida/EUA, e o Campeonato Sul Americano de GR, em dezembro, em Cochabamba, na Bolívia. A seletiva foi realizada nos dias 10 e 11 de junho e avaliou as atletas classificadas nos primeiros lugares nas categorias adulto e juvenil, que passaram neste ano para a categoria adulto.

As atletas foram avaliadas por quatro técnicos: a técnica da seleção brasileira de conjunto e coordenadora de seleções, Camila Ferezin; a presidente do Comitê Técnico, Renata Teixeira; a técnica da seleção brasileira individual, Mônika Queiroz, e o árbitro internacional, Leonardo Palettot. As ginastas participaram de uma avaliação criteriosa, que incluiu também as apresentações das quatro séries de todas as atletas, além de exames, peso, disciplina, entre outros requisitos. “Ainda não temos um resultado final, mas a avaliação foi bem positiva”, destacou a professora Gracieli Morais, que treina a ginasta e acompanhou-a na seletiva.

Segundo ela, a ginastas foi bastante elogiada pela evolução que apresentou em relação ao ano passado, além das coreografias, que estão muito bonitas, embora ainda precisam ser trabalhadas. “A comissão técnica deu algumas sugestões que vamos acatar. Eles apontaram os pontos fortes e também aspectos que precisam ser melhorados, incluindo alguns detalhes nas coreografias e expressão”, comentou Gracieli.  Conforme a técnica estas avaliações são sempre muito positivas, pois permitem um outro olhar sobre as séries. Ela pretende aproveitar estas  observações nas coreografias de outras ginastas da equipe.

Ela considerou que seletivas como estas são sempre muito produtivas, justamente por permitir um olhar técnico sobre as séries, permitindo assim melhorar  para as competições que se aproximam. Depois de um período intenso de treinos, com 8 horas por dia, Karine divide nas próximas semanas o tempo com treino e atividades escolares. “Foi quase um mês fora da escola e agora ela precisa retomar para concluir o primeiro semestre letivo”, explica Gracieli. Enquanto aguarda o resultado final da seletiva, a ginasta continua a sua preparação para os Jogos Escolares e os campeonatos Paranaense e Brasileiro de GR, já previstos na sua agenda.

No conjunto, a ginasta Marine Silva, também da equipe de rendimento da Sadia, continua participando de testes em Aracaju. A ginasta foi convocada para uma seletiva para o conjunto, visando a formação da equipe que disputará as competições internacionais deste ano, além da preparação do grupo que representará o Brasil nas Olimpíadas de 2020, em Tóquio, no Japão.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 27 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo e  com o co–patrocínio de O Boticário e Sanepar, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29