Casa de not%c3%adcias 1144x150

COOPERATIVISMO

Cooperativas de Toledo se unem para promover o bem

No dia 1º de julho acontece o evento que celebra a cooperação e promove a qualidade de vida da população

 

22/06/2017 - 18:54


Unir instituições com o propósito de disseminar a cultura do cooperativismo e de promover ações que possam colaborar com uma vida melhor para toda a comunidade. Esse é o objetivo do Dia de Cooperar (Dia C),data comemorada em todo o Brasil no primeiro sábado de julho. Em Toledo, 12 cooperativas de diferentes segmentos estão unidas para promover uma grande mobilização na mesma data, 1º de julho.
O evento acontecerá no Parque Ecológico Diva Paim Barth, das 14h às 18h, com uma programação diversificada e cheia de propósitos. Atividades lúdicas, recreativas, esportivas e culturais serão realizadas em consonância com a agenda da ONU por um mundo melhor: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Haverá quatro grandes oficinas com temas alinhados a esses objetivos e que visam, de modo geral, fazer o bem e melhorar a vida das pessoas”, destacou a presidente do Conselho de Administração do Sicoob Meredional, Solange Pinzon de Carvalho Martins.
Ela e os demais presidentes e representantes das cooperativasreceberam,na quarta-feira (21), durante um café da manhã na sede administrativa do Sicoob, parceiros e a imprensa para lançar o evento. Na ocasião, os dirigentes convidaram a comunidade a se unir nesta festa e colaborar com a doação de um quilo de alimento ou um cobertor. Os donativos serão entregues à Pastoral da Criança de Toledo. “O nosso compromisso é também promover a intercooperação, unindo as cooperativas locais nesta corrente do bem”, enalteceu o diretor-presidente da Unimed Costa Oeste, Dr. Hiroshi Nishitani.

Cooperativas e parceiros
O movimento cooperativista de Toledo é referência no cenário estadual e brasileiro. “O nosso sistema é forte porque a nossa comunidade acredita e participa deste modelo econômico”, explicou o presidente da Sicredi Progresso, Círio Kunzler.
A proposta de Toledo em unir diversas cooperativas para uma ação conjunta é pioneira no Estado e iniciou no ano passado, com a primeira ação do Dia C. “Estamos muito felizes com o progresso desta mobilização. Foi um projeto que nasceu aqui mas ganhou repercussão em todo o país. Agora está perpetuado no calendário municipal de eventos”, ressaltou o gerente geral da Uniprime, Féliz Fornari.
Neste ano, mais instituições e parceiros se juntaram a causa e somam mais forças no propósito. As cooperativas participantes são: Uniprime Pioneira do Paraná, Sicoob Merecional, Sicredi Progresso, Unimed Costa Oeste, Primato, Coamo, Nobre Palatto, Cresol, Cooarte, Cotroledo, Credicoamo e Coosesp.
Além disso, a ação conta com o apoio da Prefeitura de Toledo, Copel, Sanepar, ABO, Associação dos Catadores, Batalhão da Polícia Militar de Toledo, Coperutil, Corpo de Bombeiros, Emater, Guarda Municipal, Pastoral da Criança, SESC, UFPR – Medicina, Unipar – Educação Física,FAG – Direito, Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde de Toledo.

Oficinas
A programação é diversificada, com diversas apresentações de dança, música, artes marciais, circo (Circo Ático), além das quatro oficinas:
- Oficina da saúde: orientação médicas e odontológicas, aferição da pressão, cálculo IMC;
- Oficina da educação de qualidade: informações e atendimento jurídico, jogos matemáticos, educação cooperativa e educação financeira;
- Oficina Fome Zero e Agricultura Sustentável: horta vertical e doação de mudas de árvores;
- Oficina Consumo e Produção Responsáveis: espaço de sustentabilidade, exposição de produtos recicláveis ou reutilizados, oficinas e artesanato.

Sem nome %281144 x 250 px%29